Segunda edição do festival ID:Rio valoriza a moda, o empreendedorismo e a música

DO TEXTO: No primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio aprese
Imagem do festival ID:Rio.



Trazendo um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior foi a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e, neste ano, contemplou também a capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

Trazendo um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma, o ID:Rio concluiu sua segunda edição com êxito, movimentando o setor de moda do Rio de Janeiro. Realizado na cidade de Niterói, o evento promoveu, durante os dias 26 e 29 de janeiro, uma extensa programação de palestras, apresentações musicais, oficinas e desfiles inéditos. 

“O ID:Rio esteve de braços abertos recebendo o público em diversas atividades presenciais. Nosso evento teve como objetivo fomentar o empreendedorismo, incentivando o trade de moda local e regional, promovendo a geração de renda e a economia criativa. Ele veio para mostrar que nós temos uma enorme possibilidade de fazer mais pelo trade da moda carioca e o melhor: fazer diferente e de maneira especial, sempre. Está sendo e continuará sendo um momento fantástico para a cidade de Niterói, assim como para o estado do Rio de Janeiro. O festival foi um grande sucesso e estamos ansiosos para uma nova edição”, destaca Claudio Silveira, idealizador do ID:Rio. 

Desfiles

No primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio apresenta Erica Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field” e “CCM”. A passarela do ID:Rio Festival recebeu os últimos desfiles desta edição que, mais uma vez, fez história ao destacar o protagonismo da moda carioca. No sábado, o público conferiu o trabalho da Dress To, marca carioca de roupas femininas que conta com a essência da mulher atual em cada modelo; o talento dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, direto de Nova Friburgo, e, finalizando, o conceito das marcas Marju, destaque na moda carioca pelas peças handmade atemporais e sustentáveis, com o upcycling exclusivo da KITECOAT. 

Shows

O palco do ID:Rio recebeu uma multidão de fãs para noites históricas. Na quinta-feira, 26, Fernando Rosa trouxe toda a energia da clássica disco music e do soul. Na sexta, o encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da carreira. Já no sábado, o ruivão Nando Reis trouxe um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar do início ao fim. A retirada dos convites gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói.

Talks

Com correalização do Caderno Ela, as talks, realizadas de forma presencial e transmitidas online pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube (https://www.youtube.com/@idriofestival), fizetam com que o público tivesse acesso a temas atuais nas discussões sobre estratégias, diversidade, negócios e empreendedorismo. No primeiro dia, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou o tema “Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV”. Para o segundo talk da quinta-feira, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos, falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.

No segundo dia de programação, o público teve acesso aos temas: “O que é ser sustentável hoje – como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa”, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio. Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema “Upcycling: como se muda uma indústria?”.

O sábado de ID:Rio 2023 agitou a agenda carioca com a programação multicultural do festival que reúne a cadeia criativa de moda, entretenimento e empreendedorismo. Pelo terceiro dia seguido, quem abriu o evento foram os talks com temas que agregam e fazem a diferença no trade. Taciana Abreu, head de sustentabilidade do Grupo SOMA, e Renata Abranchs, CEO da marca homônima de consultoria de branding para moda, levaram ao público toda a sua bagagem sobre as tendências e ferramentas digitais em 2023. Os ingressos foram adquiridos gratuitamente por meio do Sympla.

Niterói Solidária

Mais de 2 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o festival. Eles serão doados integralmente ao projeto Niterói Solidária, projeto essencial que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. 

Somos Empreendedoras

O ID:Rio recebeu o grupo Somos Empreendedoras, formado por mulheres que têm como objetivo promover um ambiente sinérgico de valorização das integrantes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Impulsionadas pelo lema de que “juntas somos mais fortes”, elas estimulam a troca de experiências e vivências como forma de crescimento e desenvolvimento de todas, cada uma em sua atividade profissional. Além disso, as integrantes também têm como missão contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil e, sobretudo, na cidade de Niterói.

Programação na capital

Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o festival cruzou a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentou uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serviu como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à inovação.

Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio voltou-se para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.

O ID:Rio 22/23 contou com o apoio da Prefeitura de Niterói, do Shopping Plaza, Faculdade SENAI CETIQT e IED Rio, com realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários