Especialista do CEUB revela como alcançar a organização financeira em 2023

Do Texto: O especialista frisa que as pessoas precisam se organizar financeiramente desde janeiro para que possam ter um ano ainda mais repleto de realizações.

Máquina calculadora, folha de cálculos e caneta.

Organizar as finanças e pagar os impostos de janeiro são os principais desafios para as famílias brasileiras

O Ano de 2023 está iniciando e todos desejam que o novo ano seja diferente dos anteriores, com mais sucesso e prosperidade. Nos primeiros meses do ano, vem a necessidade de destinar parte da renda para os impostos (IPTU, IPVA etc.), despesas com férias e, para quem tem filhos em idade escolar, matrícula, material escolar e outros gastos. O fato é que o contribuinte precisa regularizar os impostos e manter as despesas mensais em dia. Diante do desafio de enfrentar as contas extras de janeiro, o professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília – CEUB, Max Bianchi Godoy dá dicas para organizar as finanças e alcançar uma boa saúde financeira em 2023.

O especialista frisa que as pessoas precisam se organizar financeiramente desde janeiro para que possam ter um ano ainda mais repleto de realizações. Essa rotina pode parecer uma tarefa árdua, mas é necessária, a fim de colocar em dia as próprias finanças e, assim, evitar surpresas com gastos inesperados. “Como diz aquela famosa frase: 'Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes'”, cita Max.

Segundo o especialista, a dica principal é fazer um orçamento pessoal - no papel mesmo ou em uma planilha, listando as fontes de renda e despesas fixas: aluguel, financiamentos, prestações de empréstimos, seguros, planos de saúde e valores médios das contas de serviços públicos (água, luz etc.). “Liste nesse orçamento também um média de cada despesa variável, como mantimentos, gasolina e gastos com entretenimento. Ao fazer isso, conseguirá observar melhor para onde seu dinheiro está indo e identificar áreas que poder cortar ou reduzir”, aconselha.

Após o pontapé, Bianchi diz que é o momento de definir metas financeiras, isto é, decidir o que gostaria de alcançar financeiramente neste e no próximo ano. Essas metas podem ser desde quitar dívidas a economizar para dar entrada em um imóvel ou realizar/aumentar o “fundo de emergência”. O estabelecimento de objetivos específicos tende a auxiliar muito na motivação e no foco para a melhoria financeira.

Para o professor, além de elencar as despesas mensais e traçar novas metas, é fundamental incluir no orçamento o pagamento dos impostos de início de ano, tais como os impostos sobre imóveis (IPTU), sobre veículos (IPVA) e outros. “Normalmente, estes costumam ser mais previsíveis, pois baseiam-se nos valores de anos anteriores acrescidos de algum índice ou em tabelas”, explica.

O inesperado pode acontecer
Max Bianchi alerta para as despesas eventuais, assim como gastos com reparos de automóveis, contas médicas, reformas de urgência, acidentes e outros, que podem surgir fora da programação e, eventualmente, ser caros. Para esses casos, o especialista indica considerar em cada mês, a separação de parte dos valores para criar ou ampliar um fundo de emergência, visando cobrir esse tipo de despesa.

A organização de comprovantes também é parte de saúde nas finanças. O docente do CEUB recomenda criar uma espécie de arquivo - que pode ser virtual - para guardar os documentos financeiros, sejam contas, recibos, extratos bancários ou imposto de renda, em um só local, facilitando o acesso. “Seguindo essas dicas, você estará mais bem preparado para lidar com os desafios financeiros deste novo ano e poderá ter um ainda mais feliz Ano Novo. Já dizia Lao-Tsé: ‘toda longa jornada começa com um primeiro passo’", completa Bianchi.

Também pode ler:

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !