Conexão Brasil-URSS: Memórias de quem viveu o comunismo soviético na pele

DO TEXTO: Meu avô só teve a oportunidade de mudar de opinião ao conhecer na prática a realidade do sistema do qual era entusiasta quando vivia no Brasil...
Autor e capa do livro "A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético".

Obra conta como um brasileiro convenceu sua família a mudar-se para a União Soviética na década de 1960

Como será que é viver em um país onde o regime comunista é o vigente? João Cisman, um brasileiro nascido aqui, mas com pais e irmãos mais velhos russos se mudou com a família para a URSS no começo da década de 1960 após ouvir muitas histórias sobre a vida por lá. Essa história virou livro intitulado “A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético” pelas mãos de Henrique Marçal Cisman, neto de João Cisman, que chega às livrarias através de publicação da editora Telha.

Em “A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético” descobrimos o fascínio de João Cisman, um jovem nascido na cidade de São Paulo em dezembro de 1930. Seus pais haviam chegado ao Brasil alguns anos antes, atraídos pela propaganda nacionalista. Já adulto, foi líder sindical e convidado a conhecer a URSS, porém, não conseguiu visitar as terras de sua origem. Após o regresso, convenceu quase todos os familiares a irem morar em definitivo na União Soviética, uma experiência que mudaria tudo e seria considerada, para sempre, a maior das lições.

“Ao pesquisar e conhecer mais detalhes da história, tive (e ainda tenho) uma grande vontade de conhecer as cidades onde minha família esteve, principalmente Ceadir Lunga, na Moldávia, mas também a Ucrânia, em razão do Holodomor. Uma pena que a Ucrânia novamente esteja sendo subjugada pela Rússia.”
Henrique Cisman

A década de 1960 foi marcada por uma União Soviética que rivalizava com os Estados Unidos pela hegemonia de nação mais importante no globo, o que alçou os ideais sociais a um patamar jamais visto. Essa disputa polarizada deu início à famosa Guerra Fria e colocou frente a frente os ideais capitalistas e socialistas em um embate de qual o sistema mais promissor.

“A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético” traz a visão de quem ouvia histórias de um país próspero, onde a conduta social era fartamente difundida e apaixonou-se por ela. As impressões tidas após chegar ao lugar, bem, essas se resguardam à leitura dessa obra brilhantemente escrita.

“Sem dúvida, o maior legado é a mensagem que precisamos conhecer e viver aquilo que defendemos - neste caso, o socialismo/comunismo. Meu avô só teve a oportunidade de mudar de opinião ao conhecer na prática a realidade do sistema do qual era entusiasta quando vivia no Brasil. Se é verdade que parece muito distante das possibilidades largar tudo e viajar rumo ao desconhecido, que pelo menos as pessoas aprendam com a História, como a retratada nesta obra. “– Henrique Cisman

SERVIÇO:
Livro: A Maior das Lições: Memórias do Comunismo Soviético
Autor: Henrique Marçal Cisman
Editora: Telha
Páginas: 112
Preço: R$ 49,00
❇❇❇
Sobre o autor:
Henrique Marçal Cisman é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UNIFAAT, com passagem pela Unesp. Desde cedo, cativou interesse pela escrita, por História e geopolítica, incentivado pelos relatos da experiência compartilhada nesta obra. É fã de todos os esportes, principalmente futebol, e acredita que o conhecimento é a única solução para que as pessoas sejam mais autossuficientes e menos dependentes do Estado.

Sobre a Editora Telha:
Desenvolvida no Rio de Janeiro, a Editora Telha nasce no fim de 2019 e já alcança, em sua primeira publicação Motel Brasil: uma antropologia contemporânea, de Jérôme Souty, a marca de obra finalista do Prêmio Jabuti 2020.  Interdependente (porque independente ninguém é realmente), a Telha surgiu pelo desejo de editar com maior autonomia e criar mais espaço para textos produzidos por autores fora dos grandes centros. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários