Ciência reconhece que gratidão proporciona benefícios físicos e mentais

DO TEXTO: Ao experimentar a gratidão, duas partes do cérebro são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal, áreas que estão envolvidas em
Fotomontagem de um animal de pé com flores nas patinhas e a palavra: Obrigado!

Especialista destaca quais são as formas de ser grato, prática é celebrada nesta sexta-feira, 6 de janeiro

Sentimento de graça experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer. Esta é a definição de gratidão. De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, esse sentimento é um poderoso remédio para o cérebro. Ao experimentar a gratidão, duas partes do órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal, áreas que estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa.

Pesquisas comprovaram que agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. No referido estudo, realizado com 300 adultos, o grupo que fez um exercício de agradecimento apresentou melhora na saúde mental em comparação aos participantes sem a atividade. O hábito é benéfico por gerar felicidade ao receptor e também a quem prestou o gesto. O sentimento é tão importante que tem uma data para si, o dia 6 de janeiro, Dia da Gratidão.

A psiquiatra Michele Maciel, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, ressalta que exercer a gratidão traz benefícios físicos e mentais. “O hábito de exercitar a gratidão diariamente melhora a imunidade, reduzindo o risco de doenças. Também melhora a qualidade do sono, o humor e reduz os níveis de ansiedade. Além disso, é um estímulo a melhores hábitos e melhor qualidade de vida”, salienta. 

Para ela, é possível aprender a ser grato. “Exercitar a gratidão é um hábito que pode ser aprendido e incentivado por meio de campanhas de orientação. Abandonar o hábito de se vitimizar e sempre culpar o outro por nossos problemas é uma ótima forma de começar”, completa.

De acordo com a especialista, exercitar a gratidão diariamente traz mais leveza à vida. “Ser grato é um exercício diário, é perceber que também os momentos difíceis geram aprendizado. As pessoas gratas conseguem perceber além da dificuldade, enxergando além do sofrimento. A gratidão vai muito além de agradecer nos momentos bons ou quando acontecem coisas boas em nossas vidas”, diz Michele Maciel

A psiquiatra do Órion Complex destaca que esse sentimento pode deixar o ambiente ao redor mais agradável. “A gratidão pode se tornar uma corrente do bem e a melhor forma de ensinar isso é através do exemplo. Conviver com pessoas gratas melhora a harmonia dos relacionamentos e contribui para um ambiente mais saudável”, ensina.

Maneiras

Segundo Michele Maciel, ser grato pode ser demonstrado de várias formas, mesmo por aqueles mais retraídos. “Para as pessoas que têm dificuldade de se expressar com palavras, pode-se presentear - mesmo que seja algo simbólico -, demonstrando o quanto aquilo foi importante, ou através de uma carta de agradecimento. Além disso, estar pronto para retribuir o bem recebido quando for solicitado, valorizar os momentos compartilhados, demonstrar interesse e escutar o outro com verdadeira atenção”, detalha.

A psiquiatra elenca também algumas outras formas para demonstrar o sentimento. “Ter o hábito de escrever todas as noites um diário da gratidão; agradecer na oração tudo que recebeu de bom ao longo do dia; mandar mensagens de gratidão às pessoas queridas; fazer elogios sinceros a alguém todos os dias e substituir o impulso de reclamar ou falar mal de alguém pelo de procurar motivos para agradecer. Outro exemplo interessante é montar um pote de gratidão junto aos filhos, uma vez por semana cada um escreve algo que se sente grato naquela semana. Ao final do ano, abrem o pote e releem todos os bilhetes”, exemplifica. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários