Ava Galleria apresenta a exposição "Ser Humano - um texto codificado" de Cesar Coelho

DO TEXTO: Descrição da pesquisa: Cada face humana mostra/esconde um mistério, daí sua presença constante em minha busca e em minha produção.
Composição: Obras de César Coelho.

Artista plástico e designer de sapatos, que possui peça no acervo do Museu Histórico Nacional, traduz em suas obras uma nova forma de enxergar o ser humano

A Ava Galleria apresenta a exposição "Ser Humano - um texto codificado", do artista plástico Cesar Coelho, trazendo sua vasta experiência pictórica, com pinturas e esculturas que traduzem uma nova forma de enxergar o ser humano, subjetiva e atemporal, dando liberdade de interpretação ao observador.

"Cesar apresenta pinturas... Expandidas onde o pressuposto desta pesquisa são as questões contemporâneas de hoje sem ânsia de quebrar o paradigma das técnicas... Sem dúvida um artista que respeita o "tempo”... suas inquietudes plásticas nos conectam à velocidade de informação dos dias de hoje."

(Rafael Vicente, 2017, Eixo Arte)

Além disso, o artista desenvolveu, durante mais de trinta e cinco anos, sapatos e bolsas para sua marca própria, sempre associando a arte com a moda, trazendo uma perspectiva inovadora e  novas coleções inspiradas em Mondrian, Miró e Matisse. Inclusive, uma das peças desenvolvidas pelo artista faz parte do  acervo permanente do setor de indumentária do Museu Histórico Nacional (MHN/RJ). Algumas peças fazem parte da exposição, que tem por objetivo mostrar a diversidade de emoções que o artista enxerga na individualidade humana.

Segundo Cesar Coelho, "nada é tão fascinante quanto a figura humana, esse repositório de paixões, medos e encantamentos. Cada face humana mostra/esconde um mistério, daí sua presença constante em minha busca e em minha produção. Vejo o corpo e o rosto como uma escrita, um texto. Quando olho o entorno, os animais, rochas, árvores, a cidade... é com a mesma atitude. É um processo permanente de construção e desconstrução. O que finalmente importa é a visão interna e não a representação objetiva da realidade.”

Sobre Cesar Coelho
Formação inicial em Direito, Letras e Linguística. Designer de sapatos e acessórios, tendo sido, por trinta anos, Diretor Criativo da marca SWAINS, no Rio. Possui uma bolsa "Mondrian" no acervo permanente do Setor de Indumentária do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Diretor Criativo da marca WITTY Cesar Coelho, de sapatos e acessórios, desenhando coleções especiais inspiradas em Mondrian, Miró e Matisse.

Estudou desenho e pintura em momentos diversos e esparsos na EAV, no Parque Lage. Fez exposições individuais no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Museu do Ingá, Galeria La Salle e Espaço Cultural Correios Niterói. Participou de exposições coletivas no Rio, em algumas galerias, Museus e Centros Culturais. Participou de exposições coletivas no exterior, em NY, Lisboa, Milão, Berlim e Helsinque. Expôs na AVA Galleria em Helsinque em 2017 e 2018. 

A moda não foi a primeira paixão a surgir na vida de Cesar. Primeiro, ele se apaixonou pela arte. Enquanto crianças de sua idade pediam carrinhos como presentes de Natal, ele ganhava tintas, telas e pincéis. Na sala de seu apartamento no Ingá, em Niterói, com imensos janelões que se abrem para o Pão de Açúcar e para o MAC, os quadros não cobrem somente as paredes. Há diversas telas apoiadas no chão, outras enfileiradas. Na estante do escritório, cabeças moldadas em argila. O que mais se vê são rostos que expressam as mais variadas expressões. Na verdade, Cesar pode ser definido como um caçador de emoções. Ele conta que se interessa por gestos de alegria, raiva, dor e orgulho, na tentativa de desvendar o mistério por trás de cada expressão. A inspiração vem tanto de personagens anônimos quanto de famosos.

Sobre a Ava Galleria
Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. Instagram - Facebook - Site - E-mail ava@avainternationalgallery.com

SERVIÇO:
Exposição: "Ser Humano - um texto codificado"
Artistas: Cesar Coelho
Abertura: 19 de janeiro de 2023 às 16h
Visitação:  20 de janeiro a 04 de março de 2023
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ - 3º andar
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Tel: (21) 2253-1580
Curadoria e Produção Cultural: Edson Cardoso.
Produção: Renata Costa 
Assessoria de imprensa:  Paula Ramagem
Projeto Museográfico: Guilherme Bonomo
Assessoria de Marketing: William Souza
Artes Gráficas: Ailton de Oliveira
Realização: Ava Galleria e Arte Vida Arte
Apoio: ICELA - Instituto de Cultura Europeia e Latino Americana / Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Público-alvo: estudantes, profissionais liberais, colecionadores, donas de casa, público em geral.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br

A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não aglomeração. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários