Valencianas II no YouTube

Do Texto: O cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, dirigida pelo maestro Rodrigo Toffolo lançam o segundo volume, gravado ao vi
Tocando instrumento musical.

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto lançam segundo volume do concerto. Registro audiovisual terá exibição gratuita nos dias 23, 24 e 25/12 nos canais do YouTube de Alceu Valença e da Orquestra Ouro Preto.

Depois do absoluto sucesso de VALENCIANAS, o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, dirigida pelo maestro Rodrigo Toffolo lançam o segundo volume, gravado ao vivo na Casa da Musica do Porto, em Portugal. O concerto será exibido de sexta a domingo, 23 a 25/12, nos canais www.youtube.com/canalvalenca  e www.youtube.com/orquestraouropreto

Com novos e complementares temas, arranjados por Mateus Freire, VALENCIANAS II dá sequência ao projeto que transpõe as criações de Alceu para a música de concerto. O audiovisual estará disponível a partir de 26 de agosto nas plataformas de streaming, seguido de uma série de apresentações em diversas cidades brasileiras.

O concerto ressalta os elementos seminais da canção nordestina presentes na obra do compositor pernambucano e seu diálogo com outros gêneros, como o fado e a bossa, adaptados à linguagem camerística. VALENCIANAS II reafirma o conceito abrangente e inovador iniciado nos premiados álbum e DVD, vencedores do Prêmio da Musica Brasileira, em 2015.

Registrado numa calorosa noite do inverno português, o audiovisual acrescenta outros clássicos do repertório de Alceu, como “Taxi lunar” (parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), “Papagaio do futuro”, “Solidão”, “Na primeira manhã”, “Tesoura do desejo”, “Pelas ruas que andei”, “Como dois animais”.

Se o ambiente lusitano inspira a toada “Borboleta”, conectada ao fado “P da Paixão”, o componente Ibérico-mourisco se estende ainda a “Dia branco”. Enquanto “Samba do tempo” evoca a Bossa-Nova, a recentes “Eu vou fazer você voar” plana sobre a afro-brasilidade. A exemplo do primeiro volume, o número de abertura do concerto é uma suíte orquestral, onde temas diversos de Valença são adaptados pelo arranjador Mateus Freire.

“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade.  Por isso acreditamos que estava mais uma vez na hora de associarmos sua abrangência à versatilidade da orquestra Ouro Preto” - destaca o maestro Rodrigo Toffolo.

“Valencianas é um projeto belíssimo, que traz este viés erudito para a minha obra. O concerto me dá a chance de ser o Pavarotti da Orquestra Ouro Preto (risos). Cantar com a OOP é realmente maravilhoso. Me sinto no paraíso” - saúda Alceu Valença.

Valencianas II tem direção de palco e cenografia de Paulo Rogério Lage, também produtor e idealizador do projeto. A iluminação é de Pedro Pederneiras, com gravação, mixagem e masterização de Bruno Corrêa. O concerto foi inteiramente registrado na Casa da Musica, no Porto, em 20 de janeiro de 2020.

Valencianas II
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Exibição gratuita nos dias 23, 24 e 25/12 no Youtube(Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto)
https://youtu.be/lgqBhsWfoEk
https://youtu.be/cUkTLrbBkqQ 
Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !