Segunda 2 > exposição de fotografias de Joaquim Leal - CCB 9 a 17/12

DO TEXTO:
Foto alusiva a SEGUNDA 2



Exposição

SEGUNDA 2
De Paulo Ribeiro, com fotografias de Joaquim Leal
Uma iniciativa da Companhia Paulo Ribeiro


CCB . 9 a 17 dezembro . 14h às 18h . Galeria Mário Cesariny . Entrada Livre

SEGUNDA 2, de Paulo Ribeiro, com fotografias de Joaquim Leal, documenta o processo de criação da peça coreográfica homónima, estreada no final de 2021, celebrando os 26 anos da Companhia Paulo Ribeiro e marcando o regresso do seu fundador depois da sua saída aquando da sua nomeação para a direção artística da Companhia Nacional de Bailado.

Pela lente de Joaquim Leal, uma exposição e um livro estabelecem uma narrativa visual a partir de toda a prática criativa desta peça, da conceção aos ensaios e à estreia. A exposição inclui um dispositivo de realidade aumentada — de certo modo, numa dupla significação de nos dar a ver o quotidiano real do coreógrafo e do elenco na criação da peça e de, simultaneamente, através da utilização de aplicações digitais, permitir, através das fotografias, que mergulhemos nas premissas, em testemunhos, num excerto da coreografia, numa música, talvez numa outra cartografia de Segunda 2, possibilitando-nos uma experiência diferente enquanto público.

O encontro entre o fotógrafo Joaquim Leal e o coreógrafo Paulo Ribeiro aconteceu em A Festa da Insignificância (2015), do qual também resultou uma exposição coletiva de fotografia, Dar corpo à utopia (2016), com a participação de outros fotógrafos. Desde aí, a cumplicidade manteve-se sobretudo na construção de um corpo fotográfico a partir da criação de Segunda 2. A edição deste livro, um documento-memória, questiona a dança para além da sua manifestação física e efémera.

O lançamento do livro, que marca a inauguração da exposição, terá apresentação da historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte Isabel Nogueira.

PAULO RIBEIRO fundou a Companhia Paulo Ribeiro (CPR) em 1995, depois de uma carreira internacional em várias companhias belgas e francesas, tendo-se estreado como coreógrafo em 1984, em Paris, com a companhia Stridanse, da qual foi cofundador. Depois de colaborar com o Ballet Gulbenkian, para o qual criou várias obras, e com companhias estrangeiras como o Nederlands Dans Theater, o Grand Théâtre de Genève, o Centre Chorégraphique de Nevers ou o Ballet de Lorraine, criou mais de 30 peças para a sua própria companhia, afirmando-se há muito como um dos mais reconhecidos coreógrafos portugueses e um dos protagonistas da Nova Dança Portuguesa. Ao longo da sua carreira, tem recebido inúmeros prémios a nível nacional e internacional,

A par do trabalho que tem desenvolvido na sua companhia de autor, Paulo Ribeiro foi Comissário do ciclo Dancem, em 1996 e 1997, no Teatro Nacional São João, foi Comissário para a Dança em Coimbra 2003 – Capital Europeia da Cultura, e desempenhou, entre 1998 e 2003, o cargo de Diretor-geral e de Programação do Teatro Viriato. Entre 2003 e 2005 dirige o Ballet Gulbenkian, onde o seu trabalho foi novamente premiado. Em 2006, após a extinção do Ballet Gulbenkian, regressa ao Teatro Viriato, para reocupar a direção. Manteve-se no cargo até 2016, altura em que saiu para assumir a direção artística da Companhia Nacional de Bailado. Regressou à direção da CPR e à criação para a companhia em 2021.

O criador trabalhou ainda no cinema, concebendo a coreografia para La Valse, filme de João Botelho. Ao longo do seu percurso, Paulo Ribeiro tem-se dedicado também à formação, orientando vários workshops e masterclasses em Portugal, mas também em países onde a companhia tem marcado presença. Lecionou a disciplina de Composição Coreográfica, no âmbito do mestrado de Criação Coreográfica Contemporânea, promovido pela Escola Superior de Dança, e deu aulas no Conservatório Nacional de Dança.

JOAQUIM LEAL é licenciado em Design pelo IADE e tem vindo a desenvolver um trabalho regular em fotografia, com participação em várias exposições individuais e coletivas e a edição de vários livros. Colaborou anteriormente com Paulo Ribeiro enquanto fotógrafo. Foi Art Diretor nas empresas de publicidade Young & Rubicam, Plano Publicidade e EPG/TBWA, Diretor Criativo na Quarto Crescente e JRS Pharmarketing. Noutro domínio, tem ainda desenvolvido colaborações fotográficas com publicações como a revista Auto Mundo e o jornal Autosport, entre outras.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários