Canção “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos completa 10 anos em 2022

DO TEXTO: A gravadora Sony Music não esperava que a canção “Esse Cara Sou Eu” alcançasse o estrondoso sucesso nacional.
Roberto Carlos em palco.



"Esse cara sou eu" trouxe Roberto Carlos de volta ao topo das paradas depois quase uma década sem músicas próprias inéditas


user-image

Roberto Carlos, há dez anos lançava a canção “Esse Cara Sou Eu” de sua autoria, que viria a se tornar um fenômeno musical. 

A canção fez parte da trilha sonora da novela de autoria da Glória Perez, exibida pela Rede Globo, no horário das 21h “Salve Jorge” (22/10/2012 a 18/5/2013), sendo o tema dos personagens Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa).

O lançamento da canção seguiu o seguinte cronograma: o site oficial do rei lançou o trecho da canção no dia 8 de outubro de 2012. O vídeo com a canção completa e sua letra foi lançado no dia 19 de outubro de 2012 pelo canal Vevo. Na novela “Salve Jorge”, a canção foi apresentada ao público pela primeira vez no segundo capítulo da trama (23/10). Já o download digital da versão integral incluída no EP pelo iTunes no dia 5 de novembro de 2012. O lançamento nas rádios foi feito no mesmo dia do seu lançamento oficial e se tornou sucesso de execução em todo país.

A versão em espanhol com o título “Ese Tipo Soy Yo” foi lançada em 24 de junho de 2016. O canal Vevo apresentou um vídeo, onde a letra da canção é acompanhada de um vídeo animado.  

A canção trouxe Roberto Carlos de volta ao topo das paradas depois quase uma década sem músicas próprias inéditas. O cd “Esse Cara Sou Eu” inclui quatro canções: Esse Cara Sou Eu (2012) e “Furdúncio” (2012) – da novela “Salve Jorge”; “A Mulher Que Eu Amo” (2009) – da novela “Viver A Vida” e “A Volta” (2005) – da novela “América”. 

A gravadora Sony Music não esperava que a canção “Esse Cara Sou Eu” alcançasse o estrondoso sucesso nacional. Tanto que a primeira tiragem do disco foi de apenas 200.000 cópias. O grande êxito comercial forçou que a gravadora lançasse outras tiragens que já ultrapassam os dois milhões de cópias.

Será que já podemos incluir “Esse Cara Sou Eu” na galeria dos clássicos de Roberto Carlos? Se ainda não atingiu esse status já teve o merecido reconhecimento da sua importância.

Em 2013, ganhou o Troféu Imprensa – apresentado pelo SBT  ̶̶ na categoria “Melhor Música”, assim como o Troféu Internet pela mesma categoria. No mesmo ano, ganhou o Prêmio Extra de Televisão  ̶̶ realizado pelo Jornal Extra  ̶ na categoria “Melhor Tema Musical”, pela novela “Salve Jorge”, se tornando a primeira música do rei a ganhar esse prêmio. No 14º Grammy Latino, foi indicada nas categorias “Melhor Canção Brasileira” e “Canção do Ano”. Ganhou na primeira categoria.

A canção teve também uma grande repercussão no seio da sociedade, tendo motivado várias análises psicológicas da letra e foram feitas várias paródias em contestação ao personagem descrito na letra. 

Poderia elencar outras facetas geradas pela canção “Esse Cara Sou Eu”, mas os já citados já são o suficiente para comprovar a importância da canção na discografia do Roberto Carlos. 

Relembre nos vídeos abaixo as versões em português e em espanhol com Roberto Carlos e a versão com o RC na Veia, com a participação do Dudu Braga.

Esse Cara Sou Eu

Ese tipo Soy Yo

RC na Veia (Dudu Braga)


*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários