Espetáculo teatral ‘Pasmado’ transforma lajes em palcos, na Vila Aliança, no Rio

DO TEXTO: O espetáculo conta a história dos irmãos João e Zezé que moram no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A dEspetáculo teatral ‘Pa

Ensaio de "Pasmado"

Obra retrata a memória afetiva de moradores do antigo Morro do Pasmado

Mesclar uma parte de nossa história com a memória afetiva e a experiência de quem viveu tudo isso na pele, é uma das propostas da montagem Pasmado, que estreia no Rio, no dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 18h30. Cinco lajes se transformarão em cinco palcos, aproximando arte da vida cotidiana de moradores da Vila Aliança, na Zona Oeste, que cederam depoimentos para a construção da narrativa criada pelos diretores Priscila Bittencourt e Luiz Fernando Pinto. Além da estreia, mais quatro apresentações gratuitas estão na agenda: 15, 16, 17 e 18 de dezembro. Destacando que a lotação máxima será de 30 espectadores a cada sessão.

Segundo os diretores de Pasmado, os anfitriões e seus vizinhos terão a oportunidade de não só assistir a um espetáculo profissional, mas também de se reconhecer na obra artística. A montagem contará com recurso de acessibilidade, através da participação de um intérprete de Libras. Com trilha musical elaborada exclusivamente para o espetáculo, o público será envolvido por paisagens sonoras, a partir das ambiências da cidade. Ao final de cada encenação, um jantar será oferecido pela produção do projeto, com o intuito de gerar um bate-papo informal e descontraído sobre a experiência artística entre o público, os atores e a equipe técnica.

O espetáculo conta a história dos irmãos João e Zezé que moram no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A década é 1960, ápice da política de remoções de favelas cariocas, onde mais de 176 mil pessoas foram deslocadas para conjuntos habitacionais construídos na Zona Oeste da cidade. A ação, denominada “Aliança para o Progresso”, foi um projeto político executado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a presidência de John F. Kennedy.

Muitas comunidades surgiram, algumas foram incendiadas e parte de seus líderes desapareceram. Após o falecimento da mãe, os irmãos herdam “Jurema”, um móvel que acreditam ser muito valioso. João foi contratado recentemente como contínuo em um prédio público no Rio. Zezé tira seu sustento atuando como boleira em uma padaria no Pasmado. Com a notícia de um projeto de remoção dos moradores do Morro, a relação entre os irmãos é colocada à prova. A dinâmica entre a narrativa e os atores é permeada por casos ocorridos no processo de remoções do Rio de Janeiro em diversos momentos de sua história.

Vale ressaltar que o texto original da peça foi escrito por Luiz Fernando Pinto, nascido e criado na comunidade da Zona Oeste. Após conversar por horas com a sua avó, a mineira Maria das Graças Marques Pereira, que saiu de sua terra natal para buscar uma vida com mais possibilidades no Rio de Janeiro, ele foi ouvir outros moradores para conhecer as experiências vividas durante o período da remoção. A relação com o território e com as pessoas foi imprescindível para a construção de um material com depoimentos de moradores, fotografias, recortes de jornal e documentos da época.

Pasmado foi produzido pela Associação Cultural Peneira, uma organização social que atua na área da cultura e se estrutura como uma trama articulada na cidade do Rio de Janeiro. Com objetivo de desenvolver formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas e culturais, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a metrópole cotidianamente fabulando outras territorialidades.

Saiba mais sobre o trabalho da instituição e suas premiações nas áreas culturais, neste link.

O espetáculo ‘Pasmado’ foi contemplado com o Edital Fomento à Cultura Carioca - FOCA, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com apoio cultural do Oi Futuro.

Ficha Técnica: 
Direção: Priscila Bittencourt  e Luiz Fernando Pinto | Texto original: Luiz Fernando Pinto | Adaptação e fabulação do texto: Luiz Fernando Pinto, Priscila Bittencourt, Kamilla Neves e Anderson Barreto | Elenco e personagens: Zezé: Kamilla Neves e João: Anderson Barreto | Assistente produção: Hendel Souza e Ivinni Gabriele | Figurino e cenário: Tiago Ribeiro | Luz: Raimundo Pedro | Trilha: Orlando Scarpa | Fotografia e vídeo: Leonardo Lopes | Design: Douglas Nunes | Assessoria de Imprensa: Orbe Comunicação | Produção: Peneira 

SERVIÇO: 
Espetáculo “Pasmado” 
Dias: 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro | Horário:18h30 
Entrada gratuita 
Lotação máxima: 30 pessoas por sessão 
Ingressos antecipados, por meio do telefone (21) 97205-0842 ou pelo e-mail contato@peneira.org 
Local: Lajes de moradores da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio 
Foto de Leonardo Lopes

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários