O Novo Rock Gaúcho ganha o palco da CCMQ pra bandas do F.I.B.R.A.

DO TEXTO: O F.I.B.R.A. atualmente tem 390 integrantes, com mais de 30 bandas participantes.
Composição com 5 das bandas que estarão no FIBRA 2022.

O Rock não morreu! Mais uma edição do Festival Independente de Bandas de Rock Autoral (F.I.B.R.A.) acontece na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Sala Carlos Carvalho, em Porto Alegre no próximo dia 12 de novembro, a partir das 18h com as Bandas Templo de Sophia, Zona Soul, Cabeça de Lata, Eletroacordes e Ilegítimos. Ingressos a R$ 12 no local ou pelo Sympla.

A mescla de várias vertentes e gerações de bandas autorais se encontram no mesmo dia, celebrando a produção do novo rock gaúcho. Hard, Blues, Pop, Hardcore, Stoner e Grunge se misturam, evidenciando o toque do sul para o fortalecimento do Rock. O show coletivo, com cerca de 40 minutos por banda, diversifica a expressão e identidade sulinas no gênero e possibilita a mostra de novos talentos.

Nesta sexta edição, está programado a apresentação de repertórios autorais, além do lançamento de dois EP’s: “Experiences” (Eletroacordes) e “Apoplexia” (Templo de Sophia). Novas formações de integrantes nas bandas e as pitadas de covers também completam as novidades do show.

O F.I.B.R.A. atualmente tem 390 integrantes, com mais de 30 bandas participantes. O movimento, criado este ano, tem adesão crescente de artistas e bandas da cena independente que buscam espaço para mostrar seus trabalhos. Teatros, bares e pubs da Capital e cidades próximas também abriram as portas para romper a cultura meramente voltada para cover, tributos ou de outros estilos da moda vigente.

Confira as bandas participantes e o que cada uma delas toca.

ELETROACORDES – Sitiada na Capital gaúcha, o quarteto autoral com mais de 12 anos de estrada tem nova formação e transcende pela música eclética – sem rótulos, receitas prontas ou jargões pré-fabricados – plugada nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. Com 5 EP’s, uma coletânea e oito clipes roteirizados, é formada por Adriano Medeiros (guitarra), Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Militão Ricardo (bateria).

ILEGÍTIMOS – Formado em 2017 com inspiração no rock clássico dos anos 60/70, jazz, blues, até a geração grunge, faz releituras de bandas internacionais. No momento, a banda está em processo de gravação do primeiro álbum com músicas autorais. A formação é Jeff Lee (guitarra e vocal); Rafael Sehn (guitarra solo), Felipe Silveira (bateria) e Rafa Pestana (baixo).

CABEÇA DE LATA – o grupo nasceu em Porto Alegre no ano de 2008 e se confunde com a carreira musical de Alexandre Oliveira, 51 anos, ilustrador, músico e compositor. Possui 14 anos de estrada, com 2 álbuns lançados, 3 singles e 5 videoclipes e teve várias formações, flertando com vários gêneros como o Pop-Rock. MPB, Blues, Reggae. RAP. Integram a banda Alexandre Oliveira (voz e guitarra), Johnny Lopez (baixo), Jhow Cavalheiro (bateria) e Sérgio Nogueira (guitarra).

ZONA SOUL – com som e eclético, as canções podem parecer diferentes umas das outras e o são, dando enorme importância ao conteúdo da letra e a melodia, em inspirações que vão de MPB, Blues, Soul, Pop, Rock, Hard e Fusion. As referências musicais são músicas boas, de qualquer estilo que caia bem no ouvido. Os membros são Marco Nunes (guitarra e vocal), Tiago Bandeira (bateria)  Marcelo Bacci (baixo) e  Nill Moreira (guitarra).

TEMPLO DE SOPHIA - Misturando elementos de stoner, pop punk, grunge e hardcore, a banda apresenta um material pesado, com um tom melódico que vai agradar quem curte um som com influências e aquele toque da década de 1990. Formada em 2019 por Perry (vocal e guitarra), Antonetti (vocal e guitarra), Miguel (baixo) e Mosley (bateria e backing vocal), a banda já possui oito live sessions e dois singles .

O F.I.B.R.A está chancelando vários shows independentes realizados em Porto Alegre e Região Metropolitana, estimulando espetáculos coletivos e reforçando a cultura local. Até o final do ano, a agenda das bandas do festival atuará em novas frentes e datas, a serem divulgados posteriormente. O evento tem apoio do Banrisul, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Associação dos Amigos  da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), Instituto Estadual de Artes Cênicas (IACEN) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:
3° F.I.B.R.A. na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Sala Carlos Carvalho
Quando: 12/11| sexta-feira
Horário: 18h
Onde: Rua dos Andradas, 762 - 2º Andar - Centro Histórico, Porto Alegre
Ingressos: R$ 12,00
Mais informações AQUI 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários