A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre que aconteceu entre os dias 28 de outubro a 15 de novembro de 2022, contou com a presença da escritora gaúcha Karin Fonseca Kestering.
“Era uma casa amarela” retrata a história de uma menina desde o nascimento até a sua formatura. A trama é rica em momentos que foram marcantes na vida dessa garotinha, seus sonhos desde o momento em que começou a dar-se conta deles e que eram possíveis de se realizar.
Na obra, a autora procura trabalhar os traumas infantis com amorosidade ajudando as crianças a vencerem seus desafios colhendo os frutos de seu enfrentamento sempre buscando tirar o melhor da vida. Este é o primeiro livro de uma coleção que pretende contar a história de jovens que estão se formando. É a valorização da história individual em uma fase que representa um ritual de passagem para a vida adulta.
Também destinado ao público infantojuvenil, o segundo livro, também lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, aborda a conexão entre crianças e seus pets, assim como a criação do vínculo e tudo que o permeia, por meio de uma relação de troca, a obra “Meu cachorro era o Tozinho/ Mi perro era el Toziño”, que conta a linda história de uma moça, que lembra do período de sua infância, que mesmo brincando com seus amiguinhos, sentia um vazio e que lhe faltava alguém em sua vida.
A história, em formato de poesia, conta justamente sobre a conexão dessa garotinha com um cachorrinho que apareceu em sua vida quando ela mais se sentia sozinha e o quanto esse vínculo foi positivo em sua infância. Ela o salvou de uma vida encarcerada. Ele a salvou da solidão.
Com a proposta de uma linguagem bilíngue (português-espanhol), onde é possível aprender por meio da leitura, pais e filhos vislumbrarão como os laços entre humanos e animais são poderosos em diferentes vieses.
As duas obras foram publicadas pela Literare Books International.