Médicos vêm a Curitiba para conhecer o programa de doenças inflamatórias intestinais do Hospital Santa Cruz

DO TEXTO: O encontro atualizou os profissionais sobre a utilização da terapia avançada da doença

Carftaz aluso ao evento no Hospital Santa Cruz, em Curitiba.


Com um ano de funcionamento, o Centro de Doenças Inflamatórias Intestinais do HSC já é referência nacional em tratamento

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento técnico e prático sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII),12  (PR), nos dias 29 e 30 de setembro.

No Brasil, segundo dados do DataSUS, as doenças inflamatórias intestinais acometem cerca de 100 pessoas a cada 100.000 habitantes, com números em ascensão. Por se tratarem de patologias que não têm cura e promovem prejuízo na qualidade de vida, ações de educação médica continuada são essenciais para mitigar a sobrecarga da doença no país.  “O encontrou ratificou a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de uma abordagem terapêutica adequada, objetivando a prevenção de complicações e melhores desfechos a longo prazo”, relata a médica gastroenterologista, especialista no cuidado das doenças inflamatórias intestinais e coordenadora do programa GastroD’Or, em Curitiba, Natália Queiroz (CRM-PR 47439).

O encontro atualizou os profissionais sobre a utilização da terapia avançada da doença, que inclui os medicamentos biológicos e as pequenas moléculas de uso oral, reforçando aspectos relativos à eficácia, segurança e o monitoramento dos pacientes em uso dessas medicações.  Além disso, enfatizou todas as etapas que envolvem a utilização de terapia biológica e o monitoramento dos pacientes de forma correta e adequada. A programação também incluiu atividades teóricas e práticas, com discussão de casos clínicos e visita ao centro de infusão do Hospital Santa Cruz.

“Foram dois dias de muito aprendizado, abordando os mais diversos aspectos das DII, o que nos proporcionou uma atualização científica e principalmente uma troca de experiência entre os profissionais participantes, que julgo ser uma das etapas mais enriquecedoras de eventos como esse”, relata a gastroenterologista do Hospital Esperança em Recife (PE), Marisa Maciel Gonçalves, que esteve no evento em Curitiba.

O encontro marca o reconhecimento da equipe do Hospital Santa Cruz no trabalho multidisciplinar no tratamento e apoio para os pacientes com DII. “Completamos um ano de Centro Multidisciplinar, integrando especialistas nas áreas de gastroenterologia, coloproctologia, radiologia, nutrição e psicologia, e já somos referência nacional no tratamento especializado das doenças inflamatórias intestinais. Esse evento apresenta nossa vontade em disseminar nosso conhecimento e estratégias de tratamento que tem como alvo final a restauração da qualidade de vida dos nossos pacientes”, declara Natália Queiroz. 

Para a gastroenterologista e endoscopista do Hospital Cardiopulmonar/Rede D’Or, em Salvador (BA), Julia Campos Simoes Cabral, participante do evento, a I Preceptoria em Doenças Inflamatórias Intestinais trouxe muito aprendizado teórico e prático, vivenciando a rotina da equipe do Hospital Santa Cruz. “Conhecer a equipe e como o Hospital Santa Cruz já consolidou as suas rotinas, ajuda as nossas unidades a seguirem o mesmo caminho, com o objetivo de unificarmos as nossas condutas na DII e estreitar os laços para mantermos sempre a discussão de casos”, relata.

                                                                       💠💠💠

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em  www.hospitalsantacruz.com

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 69 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários