Lançamento do Anuário Circuito Arq+Decor traz tendências para arquitetura e reflexões sobre o metaverso

DO TEXTO: O anuário aborda o tecnológico mundo do Metaverso, visto por muitos como a próxima evolução do mundo digital.

Autora do Anuário Circuito Arq+Decor e gravuras do Metaverso.

Criado pela empreendedora Carmen Saucedo, o circuito de arquitetura e decoração Arq + Decor reúne fornecedores e profissionais do segmento na região de Campinas

É sobre o futuro do morar, um morar em tempos muitos fluídos, de constantes mudanças, aceleradas pela pandemia, onde a casa virou a centralidade da maior parte das atividades de uma pessoa, é que a 5ª edição do Anuário Circuito ARQ + DECOR 2022/2023 se debruça.

O lançamento do Anuário, que está recheado de temas inovadores, tendências e projetos poderosos, dotados de muita beleza e tecnologia, será na Galeria de Arte Arqtus Concept - Lígia Testa no próximo dia 25 de outubro, terça-feira, com a presença de profissionais e fornecedores renomados do setor. 

O Anuário Circuito Arq+Decor é uma publicação que tem por objetivo divulgar o segmento da arquitetura, engenharia, design, decoração e paisagismo e a força do interior paulista no segmento, trazendo uma vitrine de profissionais e empresas do setor. 

Nesta edição, o anuário aborda o tecnológico mundo do Metaverso, visto por muitos como a próxima evolução do mundo digital. Afinal, em poucos anos, o metaverso será parte de nossas vidas e, todos nós, vamos construí-lo também. Nesse novo conceito cibernético, pessoas e empresas irão integrar o mundo real e virtual, de uma forma bastante imersiva. Negócios, educação, lazer e entretenimento e qualquer outra área que possamos pensar, fará parte dele.

Um fenômeno que terá proporções inimagináveis junto ao desenvolvimento da inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada, que mesmo ainda não disponível universalmente, irá mexer no mundo como conhecemos, na forma como moramos, vivemos e fazemos negócios, especialmente na área de arquitetura e decoração, onde já começa a fazer parte do pensar arquitetônico.

Será muito difícil não estar envolvido. Muitas empresas já estão buscando designers e arquitetos para construir seus espaços personalizados nesse novo mundo, um mundo paralelo, onde será possível, por exemplo, experimentar produtos, encontrar amigos, criar avatares, assistir a shows, estar na empresa virtualmente e fazer reuniões remotas em ambiente profissional criado - sem nenhum tijolo físico, ou até mesmo fazer compras e atividades físicas sem ir a lugar nenhum.

A entrevista com o jovem prodígio e mestre em Arquitetura, Matheus Stancati, mostra como estes temas estão entrando na arquitetura. Ele é cofundador do Sunken Blimp (Dirigível Afundado), trabalho que aborda explorações de design interdisciplinar, design computacional e fabricação digital. Apaixonado pela interseção entre design, neurociência, robótica e design industrial, ele oferece uma pincelada sobre o que está por vir.

“Provocar o setor a pensar sobre os impactos nos negócios e no fazer da profissão e, como se posicionar, explorar e até errar, mas principalmente desafiar-se e se preparar é uma de nossas missões. O Anuário Circuito Arq+Decor, mesmo diante das incertezas, confia e impulsiona a pujança do segmento na região, uma das mais potentes do Brasil”, enfatiza a publisher Carmem Saucedo.

A capa é assinada pela artista internacional Flávia Carvalho Jackson, inspirada pelas flores – vulneráveis em muitos aspectos, resilientes por vezes e persistentes na próxima floração, mostrando a dinâmica dos tempos que exigem adaptações. Um dos legados da pandemia de covid-19 é, sem dúvida, a certeza de que tudo pode mudar a qualquer momento e teremos todos – pessoas e empresas – de nos adaptar com rapidez e resiliência. A flexibilidade e atualização serão vitais na criação das estratégias de futuro. A edição traz essa contribuição para o setor se antecipar, e de forma preditiva, pelos novos cenários da construção. 

Em formato de livro, o Anuário reúne o trabalho de profissionais destas áreas e as marcas mais bem posicionadas do mercado que atendem à região, com a proposta de facilitar a interface com quem procura por serviços, produtos, materiais e novas soluções. Afinal a vida está mudando e é preciso se adaptar, seja reformando ou construindo, no plano físico ou no online, não é?

Entre os profissionais em destaque nesta edição, estão Andrea Kaimoti, Gabriela Gonzalez, Iara Kilaris, Fabio Brescia , Jóia Bergamo, Raquel del Valle, Patrícia O'Reilly, entre outros. “O que torna tudo isso possível é esse incrível arcabouço de profissionais altamente gabaritados que a Região de Campinas possui, pessoas que transformam em realidade os sonhos de outras. E é para mostrar todo esse talento e expertise que apresentamos os talentos desta 5ª edição, profissionais e escritórios que detém o know how do segmento em que atuam, elaborando projetos de destaque nas áreas residencial, comercial e corporativa ou mesmo igrejas (entrevista com Eduardo Faust, brasileiro consagrado internacionalmente pelos projetos de arquitetura sacra), além de alto comprometimento com qualidade”, reforça Saucedo. 

O anuário conta com o apoio institucional do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Campinas AEAC - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas AREA - Associação Regional de Escritórios de Arquitetura Senac Campinas - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Sobre a potência do setor na região 

De acordo com artigo do anuário, escrito por Poliana Risso, vice-presidente da CAU-SP com apoio de Cinthia Monteiro, coordenadora do Escritório Descentralizado de Campinas/CAU, a importância da Arquitetura e do Urbanismo do interior paulista tem em Campinas uma das regiões de maior crescimento na área da construção civil de todo estado de São Paulo. Conforme dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias - ABRAINC, a cidade teve um aumento de 147,30% nos lançamentos de imóveis residenciais verticais (apartamentos) na comparação entre os anos de 2020 e 2021.

Campinas é responsável pelo segundo maior número de arquitetos registrados no CAU/SP, estando atrás apenas da capital. Com registros de 7.922 arquitetos ativos e 902 empresas ativas no Conselho, a regional de Campinas é responsável por atender mais profissionais que alguns estados brasileiros inteiros, como é o caso da Bahia (7.404), Mato Grosso (3.620) e Goiás (5.382). Este alto número de profissionais é diretamente proporcional ao número de escolas de Arquitetura e Urbanismo compreendida pela região. Neste ranking, Campinas concentra também o segundo maior número de instituições de ensino (IES) de cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado (36) conforme mapas de estudos que demonstram a concentração na região de Campinas. Tais informações revelam a potência campineira no âmbito das possibilidades de qualificação de todo o ambiente construído da região e também de ser um celeiro para novas possibilidades no metaverso.

Sobre Carmen Saucedo

Empresária, já passou por diversos segmentos, empreendedora daquelas que não desiste nunca. De natureza alegre, bem-humorada e vibrante, atua na área comercial em edições impressas e digitais, em revistas de arquitetura e decoração, eventos do setor, idealizadora do portal Circuito Arq+Decor. A sua paixão por esse segmento tão criativo é que a impele há mais de duas décadas a trabalhar na divulgação de notícias, lançamentos, tecnologias, eventos, produtos e serviços voltados à arquitetura, engenharia, design, decoração e paisagismo, em sintonia com as marcas e nomes mais expressivos do mercado regional, brasileiro e internacional.

SERVIÇO:
Lançamento do Anuário Circuito Arq+Decor
Local: Galeria de Arte Arqtus Concept - Arte Lígia Testa
Data: 25 de outubro

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários