Duda Raupp apresenta o seu íntimo em “De Dentro Pra Fora”

Do Texto: O trabalho que virou TCC conta com as participações de Kamau, Fabriccio, Kristal Werner, Maca Sol, Nill e Cristal
Duda Raupp e a capa do seu EP “De Dentro Pra Fora”

Revisitar as memórias de infância fez com que o produtor transformasse seus sentimentos mais profundos em EP

O trabalho que virou TCC conta com as participações de Kamau, Fabriccio, Kristal Werner, Maca Sol, Nill e Cristal

Duda Raupp é o pseudônimo de Eduardo Raupp, Duda é beatmaker, produtor musical e multi-instrumentista de Porto Alegre (RS). Mas quem é o Eduardo? A resposta, após anos de busca, foi materializada em seis faixas no trabalho intimista, De Dentro Pra Fora. O lançamento conta com participações de pessoas próximas do artista, sua namorada, a enteada, amigos e também de artistas que são grandes influências para o produtor.

Quando Duda entrou na terapia, sabia que teria dificuldade em conseguir se expressar, em descobrir como impor seus desejos, vontades e valores. Em suas sessões, visitou diversas vezes o passado, marcado pela separação dos pais, onde acabou se tornando um intermediador de conflitos. Ao mesmo tempo que encarava situações que o fizessem esconder seus sentimentos para evitar brigas, encontrava na música a sua melhor versão, além de uma forma de extravasar e demonstrar emoções. 

“A música está presente em todos os lugares na minha vida, e faz parte de todos os meus movimentos. Eu durmo e acordo pensando em música, é meu trabalho e meu maior lazer. Estudo música, trabalho com música, me divirto fazendo e ouvindo música, e se pudesse respirar música, com certeza faria.” descreve Duda Raupp em seu Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Música Popular da UFRGS.

A junção do se descobrir com uma das artes mais expressivas que existem, a música, teve como o resultado o EP De Dentro Pra Fora. Duda Raupp mescla Neo Soul, R&B, Hip Hop ao apresentar seis faixas em ordem cronológica de como foi esse processo.

De dentro, Duda introduziu a calmaria na faixa que dá início ao EP. Barulhos de água, que representam o signo solar, Peixes, do produtor, acompanham a harmonia tranquilizadora, criada em cima das linhas de teclado do seu amigo tecladista, João Santos. O áudio de Maia, filha de sua namorada, acompanha como ondas a canção enquanto sua enteada relata, pela primeira vez desde que se conheceram, que o ama. A importância desse momento foi representada na faixa, em nome também de todas as pessoas que fazem ele se sentir, “Sempre Junto e Nunca Só”.

“Janelas” é uma brecha para reflexão sobre sentimentos e afeto. É o momento de questionar sobre a dificuldade de expressar seus sentimentos e demonstrar afeto, principalmente a outros homens. A música lançada ano passado, tem a participação de Fabriccio que escreveu sobre o seu pai, já falecido. E o rapper Kamau, que aproveitou o espaço para falar sobre reconciliação.

“...Posso sentir De Dentro Pra Fora. O Que Eu Sou. E Quem Eu Sou…” o trecho cantado no refrão da terceira faixa tem as participações das ilustríssimas, Maca Sol, namorada de Duda e a sua melhor amiga, Kristal Werner. E não à toa a canção se tornou a faixa título, já que foram nas trocas, desabafos, risadas, amor e confiança dessas relações, que o produtor se sentiu seguro para desabafar.

Inspirado no trap, mas com timbres não convencionais e instrumentos caseiros como sons de talheres, papéis, estalos de dedo e palitos de madeira para montar a bateria, “Mexe” vem com a ideia da expressão corporal. Raupp transita para a maneira que se comporta devido o que é imposto na sociedade para a leveza de se sentir livre e se mexer como quiser.

Partindo para fora, “O Plano É Não Voltar Pra Casa” chega de forma extrovertida com a referência na cena de Porto Alegre, Cristal, e o rapper de São Paulo, Nill. As vozes acompanham o som da batida com a leveza instrumental enquanto contam sobre um encontro e desencontro para marcar a aceitação de viver novas experiências.

“De Fora Pra Dentro” finaliza o EP com o alto astral que é viver fora, estar aberto para questões externas e ao mesmo tempo conseguir guardar todas elas dentro de si. Afinal, isso é o Eduardo Raupp, ou Duda Raupp.

Escute aqui.

De Dentro Pra Fora é também o Trabalho de Conclusão de Curso de Duda em seu curso de Bacharelado em Música Popular da UFRGS. E agora, será lançado no dia 07 de Outubro pela produtora Foco Na Missão. O EP é o segundo trabalho do artista.

Ficha Técnica, aqui.

Duda Raupp nas redes sociais:
Instagram | Twitter | Soundcloud | YouTube 
Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !