Conservatório de Tatuí promove recital gratuito com alunos e professores de canto lírico

DO TEXTO: Vesperal Lírico apresenta um repertório democrático cujo objetivo é ampliar o acesso do público à música erudita.
Cantoras e cantores líricos.

O recital gratuito "Vesperal Lírico" reunirá estudantes e professores(as) de canto lírico nesta quarta-feira, 5, às 15h, no Auditório da Unidade 2

O Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – será palco do Vesperal Lírico, evento organizado por professores(as) e alunos(as) da área de Canto Lírico da instituição, nesta quarta-feira (5), às 15h. O evento, que tem entrada gratuita, celebra a música erudita em um repertório de obras líricas de ópera e de canções brasileiras.

Com o objetivo de promover a integração e intercâmbio cultural entre professores(as) e alunos(as), da Área de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, o Vesperal Lírico retoma as atividades presenciais em um programa que reúne obras antigas, de ópera e de canções icônicas de diversos compositores nacionais e internacionais, apresentadas por estudantes dos mais variados níveis.

Para a coordenadora Rosana Massuela, o Vesperal Lírico apresenta um repertório democrático cujo objetivo é ampliar o acesso do público à música erudita. “Temos um repertório amplo com Árias Antigas, Árias de Ópera e Canção Brasileira que serão apresentadas por nossos alunos(as) do curso de Canto Lírico. Trata-se de uma oportunidade para o público contemplar toda a diversidade de repertório que visa celebrar a integração entre professores(as) e os alunos(as) do Conservatório de Tatuí”, destaca Massuela.

O Vesperal Lírico é organizado pelos professores(as) do curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí da sede, em Tatuí, e do Polo de São José do Rio Pardo: Ludmilla Thompson, Marcos Baldini, Marcos Nascimento, Marilane Bousquet e Jucilene Buosi em parceria com a pianista colaboradora Dayane Rodrigues. A iniciativa visa o desenvolvimento, construção e fortalecimento do processo performático dos(as) alunos(as) de todas as faixas etárias e níveis de aprendizado, nas práticas vocais artístico-pedagógicas. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMA:
Tu ch’ai le penne – Giulio Caccini (1551-1618)
Flávio Zancheta Faccioni

Già il sole dal Gange – Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Elice Freitas

Deh vieni non ardar (Le nozze di Figaro) – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Imira Taira Rando

Le violette – Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Jhoanna Hidalgo

O cessate di piagarmi – Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Waldineia Paula Baseio

Stizzoso, mio stizzoso (La Serva Padrona) – Giovanni Baptista Pergolesi (1710-1736)
Mariana Sampaio

He shall feed his flock (HWV 56) – Georg Friedrich Haendel (1685-1759)
Marcela Dario

Segui, segui, dolente core – Andrea Falconieri (1585-1656)
Vanessa Ap. de Souza Pereira

O del mio dolce ardor (Paride ed Elena) – Christoph Willibald Gluck (1714-1787)
Joelma Cristiane

Che fiero costume – G. Legrenzi (1626-1690)
Ana Áurea

Pietà, mio caro bene – Giovanni Bononcini (1670-1740)
Camila Silva Costa

Gli sguardi tratieni (Orfeo ed Euridice) – Christoph Willibald Gluck (1714-1787)
Juliane Costa

Presto, presto io m’innamoro – Giovanni Battista Mazzaferrata (1640-1681)
Ellem Rodrigues

Tu sola... Deh! Tu, deh! Tu, bella’anima (Romeo) – V. Bellini (1801-1835)
Samira Oliveira

Wer ein Liebchen hat gefunden (O rapto no Serralho) – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Nathan Lima

Non più d’amore – Andrea Falconieri (1585-1656)
Rafael Vitor da Silva

Fewer Words – Ricky Gordon (1956)
Lorena Arraes

Outro Improviso – Francisco Mignone (1897-1986)
Edson Thiago Cardoso

Der Blumenkranz – Feliz Mendelssohn (1809-1847)
The Vagabond (Songs of Travel) – R. Vaughan Williams (1872-1958)
Paulo Renato

SERVIÇO:
Vesperal Lírico do Conservatório de Tatuí
Data: 5 de outubro de 2022, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório da Unidade 2 - Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura: 
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex e Visa
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)
E aos que apoiam nossas atividades via verba direta: 
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê
Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

💠💠💠 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários