Museu do Ipiranga será reaberto em 7 de setembro e a Penetron Brasil faz parte dessa história

DO TEXTO: Fundado em 1895, o Museu do Ipiranga é um símbolo da história do Brasil, especialmente da cidade de São Paulo.
Museu do Ipiranga

A Penetron Brasil atuou em toda a construção da nova área do Museu do Ipiranga e forneceu mais de 10 toneladas de produtos para impermeabilização e proteção da estrutura de concreto

Fundado em 1895, o Museu do Ipiranga é um símbolo da história do Brasil, especialmente da cidade de São Paulo. O projeto foi elaborado e executado pelo engenheiro e arquiteto Tommaso Gaudencio Bezzi, italiano radicado no Brasil. A reabertura do museu será realizada no próximo 7 de setembro, marcando o bicentenário da independência do Brasil. E a Penetron tem orgulho de fazer parte dessa história. 

O museu ficou fechado por quase 10 anos. Mas, em 2019, iniciou um cronograma intenso de obras. O edifício-monumento, inaugurado há 127 anos, passou por diversas restaurações com uma equipe enorme de especialistas. No entanto, o trabalho não se resumiu ao prédio principal. O projeto contemplou ainda a construção de uma área nova e foi justamente na nessa estrutura que a Penetron atuou fortemente. 

Construída em frente ao edifício-monumento, a nova área está sendo chamada de novo museu do Ipiranga. A Penetron atuou nessa estrutura do início ao fim do projeto, fornecendo soluções de impermeabilização e cristalização integral do concreto. O local terá duas entradas amplas para o museu, um auditório, um café e salão para exposições temporárias. 

A construtora responsável pela execução do projeto é a Concrejato. Por se tratar de um museu, é natural que o projeto exigisse uma estrutura que primasse pela durabilidade da vida útil. Como o local terá um grande fluxo contínuo de pessoas, reduzir a necessidade de manutenções e reparos é fundamental. E essas exigências são plenamente atendidas pelo sistema Penetron, especialmente pelo Penetron Admix. 

Detalhes das soluções Penetron para o Museu do Ipiranga 

O Penetron Admix é um dos produtos mais versáteis da empresa e utilizado em todo o mundoquando o assunto é proteção do concreto. Ou seja, trata-se de um aditivo para impermeabilização e cristalização integral. Ele é capaz de aumentar a vida útil das estruturas em até 100 anos. Além disso, investir em proteção já no projeto diminui drasticamente a necessidade de intervenções corretivas.  

A Penetron atuou em diversas fases do projeto nos últimos três anos (2020, 2021 e 2022). Nas estruturas de fundação da ampliação do Museu, a empresa trabalhou na impermeabilização e proteção da maior parte das cortinas de concreto projetado, em todos os blocos, vigas e túneis da área. Para dar uma dimensão da obra, a Penetron Brasil forneceu aproximadamente 10 toneladas de produtos.

“Seguindo nossa filosofia de trabalho, orientada pela excelência de consultoria técnica, os profissionais da Penetron acompanharam de perto a execução de todas as etapas da obra”, comenta Cláudio Ourives, engenheiro e CEO da Penetron da Brasil. “Foi uma grande honra participar desse projeto. Afinal, significa que tivemos a oportunidade de contribuir com uma parte da história do museu do Ipiranga e, portanto, da história do Brasil”.

Sobre a Penetron Brasil

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, atua em território nacional desde 2007. Fundada na década de 1970, a marca é referência mundial em soluções impermeabilizantes para concreto. Operando em 105 países, a Penetron se destaca pela qualidade de atendimento, suporte técnico especializado e linha completa de produtos.

Certificada pela norma ambiental ISO 14001 nos Estados Unidos, os produtos da empresa desempenham uma função central para ajudar projetos em todo o mundo a atender as principais normas internacionais relacionadas à sustentabilidade e construções verdes, como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Outro ponto de destaque é que os produtos Penetron estão em conformidade com as normas internacionais de construção ecológica, tais como GREENGUARD Gold, Environmental Product Declaration (EPD), CDPH e Singapore Green Labelling Scheme (SGLS). Os produtos Penetron estão completamente isentos de compostos orgânicos voláteis (COV) e não são tóxicos, tornando-os ideais para aplicações em estruturas de água potável.

Para informações, entre em contato pelo telefone (12) 3159-0090 ou acesse www.penetron.com.br. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários