Inova Saúde inaugura novo Hospital da Mulher

DO TEXTO: Considerado o maior da América Latina

Hospital da Mulher


Considerado o maior da América Latina, a unidade referência no atendimento à mulher teve investimentos de R$ 245 milhões

São Paulo, setembro de 2022 – O novo Hospital da Mulher, referência no atendimento à mulher, concessionado pela Inova Saúde, empresa do Grupo Construcap, especializada na administração e gestão de serviços não assistenciais, é inaugurado hoje, no centro de São Paulo. O novo prédio de mais de 50 mil m² é considerado o maior da América Latina e teve investimentos de cerca de R$ 245 milhões.

Nesta quarta-feira (14), em evento de inauguração realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Saúde do Estado, estiveram presentes Marcos Penido, Secretário de Governo, Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, e a diretora-presidente da Inova Saúde, Susana Cabarcos Pawletta. Além do secretário e comitiva, também estavam presentes Sergio Porto, VP da SECONCI e o Prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, que integrou o comitê participante de uma coletiva de imprensa no auditório do Hospital.

À frente da concessão dos complexos dos três hospitais do Estado de São Paulo, Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene, Hospital Regional de São José dos Campos Dr. Rubens Savastano e agora do novo Hospital da Mulher, desde julho de 2014, a Inova Saúde é responsável por toda a estrutura hospitalar e equipamentos de última geração que integram as instalações das unidades. Sob gestão da concessionária estão a gestão da “bata cinza”, ou seja, os serviços não assistenciais destes hospitais.

Com foco em excelência no atendimento humanizado, o Hospital da Mulher conta ainda com uma estrutura ampliada e equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos, ressonância magnética, Pet-Scan e aparelhos para a realização de radioterapia.

Entre as iniciativas pioneiras da Inova, a unidade possui novidades tecnológicas, como uma farmácia robotizada, que faz a separação unitária de comprimidos e insumos, todo o processo de etiquetagem, guarda e transporte pneumático com entrega no andar solicitante, em até três minutos. Este tempo, segundo a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), em hospitais convencionais pode levar até 20 minutos e podendo gerar até 20% de perdas de medicamentos. Com a tecnologia trazida pela Inova Saúde da farmácia robótica o desperdício é de aproximadamente zero.

Segundo Susana Cabarcos Pawletta, diretora-presidente da Inova Saúde, os indicadores de desempenho da concessionária foram definidos no contrato de PPP para uma gestão hospitalar eficiente, garantindo tecnologia de alta performance, humanização e sustentabilidade em todos os processos, bem como a segurança do paciente. “Nosso intuito é quebrar paradigmas da saúde pública brasileira e proporcionar um ambiente de acolhimento às mulheres aliado à tecnologia e inovação. Para isso atuamos com foco em três pilares que sustentam a nossa gestão: controle, informatização e automatização, tudo isso com um projeto que foi concebido de forma humanizada”, comenta.

O Hospital se destaca em três especialidades voltadas às mulheres: oncologia, reprodução humana e tratamento das vítimas de violência sexual das mulheres e crianças, áreas que funcionam separadas.

Diferenciais dos projetos da Inova Saúde

Entre os maiores diferenciais da Inova estão a farmácia robotizada que unitariza, empacota, etiqueta, transporta via tubo pneumático, entrega diretamente ao paciente, evitando assim desperdícios e desvios. Outra novidade é o Centro de Esterilização de Materiais que, com equipamentos de alta tecnologia embarcado neste hospital e a tecnologia de segurança através de QR Code, além esterilizar os materiais, evita evasões, perdas e custos adicionais.

Os leitos de UTI são humanizados e individualizados, permitindo acompanhantes 24 horas por dia em poltronas dedicadas e com luz natural. As UTI’s são equipadas com balanças eletrônicas e com aparelhos de hemodiálise, sem a necessidade de transferir ou movimentar o paciente acamado, dando mais conforto ao paciente. O hospital tem 100% de rastreabilidade, para evitar perdas e extravios, gerando grande economicidade de dinheiro público. Por meio do uso de medicamentos com a tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), é possível o controle com identificação individual, mais uma solução para a gestão eficiente dos recursos hospitalares, contribuindo para a redução dos custos operacionais e de insumos.

O Hospital é feito para funcionar sem papel, o acesso aos prontuários com as informações dos pacientes é online, por meio de um sistema que garante a segurança desses pacientes para aplicação de medicação, por exemplo, só sendo possível por meio da leitura de QR Code que fica na pulseira de identificação da pessoa.

Além disso, a Inova Saúde garante uma gestão hospitalar eficiente, por meio de economia e sustentabilidade em todos os processos. A concessionária controla desde a temperatura do ambiente até a qualidade da água, além do rastreio de todos os equipamentos e insumos médicos por meio de mais de 4 mil sensores instalados no hospital. E, dentre outros, o Inova Gestão de Alarmes, que permite o monitoramento 24 horas do paciente, onde os profissionais de saúde recebem uma mensagem de alerta no próprio smartphone ao mesmo instante.

Sobre a Inova Saúde

A Inova Saúde foi criada em 2014 com objetivo de atender com excelência, segurança e bem-estar dos pacientes na saúde pública por meio de atendimento humanizado. A empresa tem como foco a inovação de informática e automação, o uso de tecnologia de ponta e gestão eficiente dos recursos hospitalares, com perda zero de remédio, por meio da farmácia robótica, o que representa a quebra de paradigmas da saúde pública. A proposta da Inova Saúde é que com excelência na eficiência, contribui para a redução dos custos operacionais com gestão integrada, com controle da operação centralizado e uso de equipamentos de última geração, tudo isso reunido em hospitais sustentáveis.

A Inova Saúde se diferencia por ter indicadores-chave de desempenho acima dos existentes nos melhores hospitais, inclusive da rede privada. A companhia ainda registra certificações importantes como Acreditado com Excelência (ONA III), conquistada em menos de 3 anos de operação, Acreditado Pleno (ONA II), em menos de um ano de operação, e as certificações ISO 9001 (gestão de qualidade), 14001 (desempenho ambiental correto) e ISO 45001 (gerenciamento de riscos de sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional). A Inova Saúde atua em parceria público privada com Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável pela construção e gestão de serviços não assistenciais de três hospitais estaduais, são eles: Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene; Hospital Regional de São José dos Campos Dr. Rubens Savastano e o novo Hospital da Mulher.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários