Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, no Rio, saúda seus novos talentos!

DO TEXTO: Curso Técnico em Arte Circense – com sua primeira turma em 1982 –, é ministrado pela Escola Nacional de Circo

Fagasa da Escola Nacional de Circo, no Rio.


Projeto ‘Semana do Acolhimento’, inédito na instituição, recebe 43 brasileiros e 11 estrangeiros, contemplados em edital

A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) recebe, a partir desta segunda-feira, dia 19, os seus 54 novos alunos. A instituição, localizada na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, vai voltar a movimentar o seu espaço com novos talentos, provenientes do Brasil e do exterior. 43 alunos brasileiros e 11 estrangeiros foram selecionados, por meio de edital, para estudar em uma das escolas mais renomadas da área circense. Para celebrar a chegada da Turma 2022/2024 do Curso Técnico em Arte Circense, a Funarte, em parceria com o IFRJ, promove a ação inédita “Semana do Acolhimento”, que traz uma série de atividades de boas-vindas, até o dia 23 de setembro.

A cerimônia de acolhimento tem início com a apresentação de toda a equipe da ENCLO, visitas aos espaços, exibição de slides das novas instalações e inscrições nas modalidades circenses. No dia seguinte, os alunos passam por avaliação com um educador físico e um fisioterapeuta. Logo depois, começa o rodízio de modalidades circenses. Dia 21, na quarta-feira, além das atividades já citadas, será apresentado, pelo Núcleo de Dramaturgia Circense, o Projeto de Pesquisa Circense para o primeiro semestre. Quinta (22) e sexta-feira (23), mais avaliação física, fisioterapia, palestra e orientações sobre direitos e deveres, relativos à bolsa auxílio que os alunos receberão ao longo do curso. A programação não é aberta ao público em geral, só a alunos, professores, convidados e funcionários da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha.

Primeiro do Brasil, no gênero, a ganhar o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso Técnico em Arte Circense – com sua primeira turma em 1982 –, é ministrado pela Escola Nacional de Circo, da Fundação Nacional de Artes - Funarte, na parceria da instituição com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), firmada em 2015 e renovada em 2022. Os 54 alunos receberão uma bolsa no valor total de 55 mil reais, durante o período de 22 meses consecutivos de aulas, que serão realizadas na sede da Escola. Foram selecionados 12 alunos de São Paulo; 10 do Rio de Janeiro; 5 de Minas Gerais; 4 do Rio Grande do Sul; 3 da Bahia; 2 do Paraná; 2 do Amazonas; 1 da Paraíba; 1 do Distrito Federal; 1 de Santa Catarina; 1 de Sergipe e 1 de Pernambuco. Já os estrangeiros, foram: 4 do Chile; 2 da Venezuela; 2 da Colômbia; 1 do Peru; 1 do Equador e 1 do Uruguai.

Acesse a lista com nome, região do país e nacionalidade dos contemplados, aqui

A Funarte saúda os alunos da turma 2022/2024 da ENCLO e a todos que acreditam na perpetuação dessa arte milenar. Os artistas dão início a uma nova fase, após o período de restrições por conta da pandemia. O circo vive!

SERVIÇO:
‘Semana do Acolhimento
Turma 2022/2024 do Curso Técnico em Arte Circense
Atividades de recepção, cuidado, apoio, orientação, palestra, troca de experiências e modalidades circenses.
Período: 19 a 23 de setembro
Atenção: evento restrito a alunos, professores, convidados e funcionários da ENCLO
Local: Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO)
Rua Elpídio Boamorte, 4 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação – Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br
Outras ações, chamamentos públicos e editais da Funarte: www.gov.br/funarte
IMAGEM: Fachada da Escola Nacional de Circo – foto: Alexandre França 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários