Definição do contorno facial com naturalidade exige tratamento global da face

DO TEXTO: Um contorno facial definido é uma das principais características de um rosto harmônico

Rosto de Mulher


Estruturação da face e tratamento dos terços médio e superior do rosto são fundamentais para melhorar contorno facial de maneira satisfatória e sem exageros

São Paulo – setembro 2022 - Um contorno facial definido é uma das principais características de um rosto harmônico e o sonho de consumo de grande parte das pessoas. No entanto, conquistá-lo não é tão fácil quanto parece. “O contorno facial pode ser prejudicado por uma série de fatores, como a presença de papada, surgimento de flacidez da pele e dos músculos, reabsorção óssea e o deslocamento dos compartimentos de gordura da face para a região inferior das bochechas, o que forma as famosas e temidas ‘bochechas de buldogue’”, explica a Dra. Cláudia Merlo*, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Mas, apesar do contorno facial estar relacionado ao terço inferior da face, é necessário, em muitos casos, promover o tratamento global do rosto para definir a região com resultados naturais. “Não adianta trabalhar o terço inferior para melhorar o contorno facial se os terços médio e superior não estiverem devidamente estruturados. Precisamos tratar o rosto de cima para baixo. Caso contrário, os resultados podem não ser satisfatórios e ainda apresentarem um aspecto exagerado”, alerta.

Por isso, antes de pensar na definição do contorno facial, é preciso passar por uma avaliação da face para verificar as estruturas que podem estar afetando o terço inferior e precisam ser tratadas, o que varia de paciente para paciente. “Em pacientes que apresentam um grau acentuado de flacidez da pele e dos músculos, por exemplo, podemos realizar sessões com o ultrassom microfocado para estimular a produção de novas fibras de colágeno e assim promover estruturação do rosto e lifting facial não cirúrgico”, diz a especialista. “Já alguns pacientes apresentam perda da estrutura óssea do terço médio da face, que ocorre naturalmente com o envelhecimento. Nesses casos, precisamos realizar pontos de sustentação através da aplicação de preenchedores injetáveis de ácido hialurônico na região das maçãs do rosto para mimetizar o osso que sofreu absorção”, destaca a médica, que explica que, ao promover estruturação e tratar flacidez dos terços superiores, melhoramos, consequentemente, o contorno facial.

E, uma vez que os terços superior e médio estejam devidamente estruturados, é possível, se ainda houver necessidade, começar a pensar nos tratamentos de contorno facial propriamente ditos. “A flacidez e a gordura causadora das ‘bochechas de buldogue’ tendem a melhorar com os procedimentos realizados no terço médio e superior. Mas, em pacientes que já apresentam um grau mais acentuado de envelhecimento, isso pode não ser suficiente para definir o contorno facial, então precisamos recorrer a aplicação de preenchedores injetáveis na região do ângulo da mandíbula e da depressão entre o queixo e a bochecha chamada de pré-jowl, o que promove uma melhora significativa no contorno facial”, afirma a Dra Cláudia Merlo.

Em alguns casos, outro ponto importante para definir o contorno facial é o tratamento da papada. “Além da flacidez da pele e do músculo que podemos solucionar com o ultrassom microfocado, a papada também pode ser resultado do acúmulo de gordura na região. Nesses casos, o tratamento é realizado através da aplicação injetável de substâncias redutoras de células de gordura no local, capazes de promover um processo inflamatório responsável pela degradação da molécula de gordura, que é posteriormente eliminada pelo organismo”, diz a médica.

Mas, como são muitos fatores envolvidos na definição do contorno facial, o mais importante para quem deseja conquistar resultados naturais e satisfatórios é consultar um especialista no assunto. “Apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação global do rosto e identificar todas as estruturas que podem estar afetando o terço inferior e o contorno facial, assim indicando um protocolo de tratamentos individualizado para cada caso”, finaliza a Dra. Cláudia Merlo.

                                                                  💢💢💢

*DRA. CLÁUDIA MERLO - Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários