Balangandança Cia. apresenta 'Brincos & Folias' - Conservatório de Tatuí 25/9

DO TEXTO: Neste trabalho, a Balangandança Cia. investiga a transformação de brincadeiras em dança e vice-versa

Cena do espectáculo “Brincos & Folias

O espetáculo é diversão garantida para crianças e adultos, dia 25, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – traz para a Capital da Música o espetáculo infantil “Brincos & Folias” da Balangandança Cia. O grupo apresenta-se no próximo domingo, dia 25, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, e convida o público mirim a entrar na dança, fazendo do corpo brinquedo e da brincadeira dança A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h ou duas horas antes do espetáculo.

“Brincos & Folias” tem como tema jogos e brincadeiras realizados espontaneamente (não dirigidos) por crianças em diferentes locais da cidade de São Paulo. O espetáculo é resultante de uma pesquisa mais profunda realizada em 1997 que compreendeu pesquisa bibliográfica e de campo, realizada em parques, praças e pátios de escolas da cidade de São Paulo.

Neste trabalho, a Balangandança Cia. investiga a transformação de brincadeiras em dança e vice-versa, e ressalta a importância do movimento, da brincadeira e do “compartilhar” movimentos, espaços e invenções com o outro.

O espetáculo tem como fio condutor a situação de um grupo de crianças que tem que inventar o que fazer quando a televisão que estavam assistindo explode e, a partir daí,  desenvolvem-se cenas tendo como tema jogos e brincadeiras, que enfatizam os relacionamentos referentes a eles: competição, cooperação, diferenciação de papéis, etc. 

Enquanto brincadeiras e jogos estão presentes - pega-pega, bola, bolha de sabão, carrinho, amarelinha e outras – a palavra é utilizada como recurso, sempre aliada ao gesto/movimento, priorizando a linguagem corporal.

Enfocando o uso do espaço, dinâmicas de movimento, ações, composição e improvisação, “Brincos & Folias” é um verdadeiro convite ao lúdico. Ao mesmo tempo, um convite à dança, incluindo a participação com os bailarinos, pois a plateia pode ser chamada a participar do espetáculo.  

“Brincos & Folias” estreou em Kuópio, Finlândia na 7th daCi International/1997, participou do Fórum “New Trends in Dance Teaching” enquanto espetáculo e comunicação formal da pesquisa, realizado pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal em 1998 e integrou a programação de variados Festivais/Mostras de Dança fora do estado de São Paulo como por exemplo: FESTGO, Goiás /2000 e Festival Internacional de Nova Dança, Brasília/ 2004 e 2005. De lá para cá, tem circulado pelos mais renomados palcos do país.

Balangandança Cia.

A Balangandança Cia. brinca e pesquisa para criar seus trabalhos há 25 anos. Para o grupo, a brincadeira vira dança e vice-versa. Corpo é brinquedo e brinquedo é inventado também. A Cia. mistura os ingredientes que constituem a dança da Balangandança Cia. com estudos em desenvolvimento motor e cognitivo, educação, arte contemporânea e estética. Áreas do saber que fundamentam as práticas da Cia., que dança e pensa o que faz. A companhia, que já foi duas vezes premiada pela Associação Paulista dos críticos de Arte (APCA), é reconhecida por desenvolver um trabalho sólido e pioneiro no Brasil, que vê e escuta a criança em seus processos e na comunicação com o público.  Assim, oferece à criança - de todas as idades - a possibilidade de apreciar espetáculos de dança contemporânea que estimulam movimentos e a imaginação, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo. 

SERVIÇO
Espetáculo: “Brincos & Folias” – Balangandança Cia.
Data: 25 de setembro de 2022, domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
 
AGRADECIMENTOS:
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex e Visa
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)
E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê
Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

💢💢💢 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários