Sátira política "O Candidato" é o novo livro do best-seller de não ficção, Rodrigo Alvarez

DO TEXTO: Personagem central de O Candidato: Uma sátira contemporânea – novo livro do best-seller Rodrigo Alvarez

Em O Candidato, o Brasil de ontem se encontra com o Brasil de hoje numa aventura que diverte, emociona e enche de esperança aqueles que desejam que o Brasil seja um país democrático, com diversidade cultural e tolerância.

Obra revisita o passado, espelha episódios recentes da história e idealiza um país livre que volta a sonhar

A democracia está sob ataque e o Brasil precisa desesperadamente de um herói para salvá-lo das garras dos maus políticos. O herói que nos surge, porém, é improvável: Almeidinha é um paraibano desajeitado, sonhador e pragmático, conhecido em Brasília como o maior escritor de discursos da história da República. Personagem central de O Candidato: Uma sátira contemporânea – novo livro do best-seller Rodrigo Alvarez, publicado pela editora Citadel –, Almeidinha tem agora a oportunidade de mudar os rumos do país.

Desenganado pelos resultados das eleições de 2018 e a chegada de Jairo ao poder, Almeidinha decide fazer as malas e embarcar com a família para uma temporada no exterior. Seus planos são interrompidos por uma chamada telefônica não identificada que, misteriosamente, o faz voltar a 1958. No passado, o redator tem encontros com os gênios da Bossa Nova, se encanta com um Brasil em que tudo parece dar certo e mergulha na boemia dos Anos Dourados.

A euforia dá lugar a inquietude após uma terrível constatação: o Golpe Militar que aconteceria em poucos anos já está sendo construído. Tentando consertar o Brasil, o viajante se encontra com figuras históricas, como o presidente Juscelino Kubitschek e também alguns militares, na tentativa de interromper o fluxo dos acontecimentos que levariam o país a duas décadas de censura, tortura e assassinatos. Uma terrível mancha na história do país.

“Vendo aquele cenário, depois de muito refletir, Almeida concluía que, sim, tinha uma missão a cumprir, algo que jamais
lhe passara pela cabeça: evitar que Brasília e a democracia que ela fora projetada para sustentar fossem desfiguradas
nos anos seguintes. E assim, depois de muitos dias, o redator de discursos finalmente teve certeza de que a razão
de ter voltado ao passado estava relacionada com a possibilidade de mudar o futuro”
(O Candidato, p. 64)

Com ritmo fluído e sagacidade de sobra, o autor escancara as barbáries da ditadura e do governo Jairo, aprofundando a discussão para nos apresentar um Brasil utópico, mas possível, tolerante e diverso, com a perspectiva de dias bem melhores que os de agora. A obra presta homenagem a grandes nomes das artes brasileiras, jornalistas comprometidos com a democracia e outras personalidades que representam “o melhor do Brasil”.

De forma bem-humorada, muitas vezes ácida e sempre envolvente, Rodrigo Alvarez nos apresenta uma crítica poderosa sobre o momento político atual. Seus personagens viscerais e autênticos nos fazem rir e chorar com a mesma intensidade. Em O Candidato, o Brasil de ontem se encontra com o Brasil de hoje numa aventura que diverte, emociona e enche de esperança aqueles que desejam que o Brasil seja um país democrático, com diversidade cultural e tolerância.

Ficha técnica
Livro: O Candidato: Uma sátira contemporânea
Autor: Rodrigo Alvarez
Editora: Citadel Editora
ISBN: 978-6550471729
Páginas: 304
Formato:15.5 x 1.4 x 23
Preço: R$ 59,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor
Rodrigo Alvarez, romancista e escritor de não ficção com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, exerce o jornalismo há mais de duas décadas, e neste livro decidiu homenageá-lo. Num tempo de ataques sistemáticos à imprensa, às instituições democráticas e à liberdade, este neto de aviador da Aeronáutica cassado pela ditadura, filho de um dos pioneiros da urna eletrônica no Brasil, viu-se praticamente compelido a escrever um romance que, enquanto diverte, faz uma ode à democracia, ao decoro e à decência. Os leitores encontrarão, no entanto, o mesmo escritor de outrora: humanista da geração X, fascinado pelos desafios da sociedade pós-Facebook e, paradoxalmente, um esperançoso contumaz. Para simplificar, poder-se-ia ter escrito sobre este autor, apenas, “brasileiro e utopista”.

Sobre a editora
Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que a Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para nossos leitores. Trabalhamos com escritores renomados como, Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, Monja Coen, William Sanches entre muitos outros. Dessa maneira, as obras propõem uma reflexão sobre atitudes que devemos tomar para que tenhamos uma vida profissional ou pessoal bem-sucedida. Com esta ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor. Site - Instagram - Facebook

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários