Oficinas gratuitas de capacitação em projetos culturais são realizadas em São Paulo

DO TEXTO: Temas como elaboração, produção, divulgação e captação de incentivo estão no programa. As inscrições já estão abertas!
Cinco temas serão abordados pelas oficinas: Elaboração de projetos culturais; Produção artística e cultural; Pesquisa e indicadores culturais...


Temas como elaboração, produção, divulgação e captação de incentivo estão no programa. As inscrições já estão abertas!


O Complexo Cultural Funarte SP, no Centro da cidade, está oferecendo oficinas de capacitação para artistas, produtores, estudantes e profissionais liberais, voltadas a projetos culturais e artísticos, entre os dias 16 de agosto e 27 de outubro. Cinco temas serão abordados pelas oficinas: Elaboração de projetos culturais; Produção artística e cultural; Pesquisa e indicadores culturais; Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados; e Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3

A iniciativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e abrange todas as etapas de um projeto cultural. As cinco oficinas disponibilizadas terão a duração de 12h cada, totalizando 60h de aprendizado. Cada módulo oferecerá 30 vagas. Os interessados podem participar de uma ou mais atividades e não são necessários conhecimentos prévios. Certificados serão emitidos aos participantes que frequentarem 75% das aulas. Os encontros presenciais acontecem no Complexo Cultural Funarte SP, na Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).

Conheça as oficinas e seus ministrantes:

Elaboração de projetos culturais, com Dani Ribas
Dias 16 a 24 de agosto (terças e quartas-feiras) |Horário: 14h30 às 17h30
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.
Vagas: 30
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Trabalhou como consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, e como pesquisadora do CPF-SESC SP. Exerceu o cargo de diretora do DATA SIM. Fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de "Music Business", no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música & Negócios (Inst. Gênesis/PUC-Rio), FESP SP, e de Gestão Cultural, na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

Produção artística e cultural, com Cláudia Vendramini
Dias 30 e 31 de agosto; 6 e 13 de setembro (terças e quartas-feiras) | Horário: 14h30 às 17h30
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.
Vagas: 30
Duração: 12h
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Cláudia Vendramini é mestre em Museologia (PPGMUS-USP) e especialista em Gestão de Projetos Culturais (CELACC/ECA/USP). Possui experiência profissional na área das artes visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural. Foi coordenadora de produção da 29ª Bienal de São Paulo (2010), colaborou no programa educativo na 32ª Bienal (2016), e atuou como gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017, 2018 e 2019). É professora-colaboradora da Escola de Comunicações e Arte, da USP.

Pesquisa e indicadores culturais, com Gisele Jordão
Dias 17 e 24 de setembro (sábados) | Horário: 10h às 17h
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.
Vagas: 30
Duração: 12h
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Gisele Jordão é doutora em Comunicação e Práticas do Consumo; mestre em Gestão Internacional; e graduada em Comunicação Social, pela ESPM-SP. Atualmente é professora e coordenadora do bacharelado em Cinema e Audiovisual, da ESPM-SP. É sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura. Tem experiência na área de artes e gestão cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes, patrocínio e marketing cultural. É consultora de empresas para o investimento privado em cultura e gestora de projetos artísticos.

Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, com Daniele Torres
Dias 4, 6, 11 e 13 de outubro (terças e quintas-feiras)| Horário: 14h30 às 17h30
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.
Vagas: 30
Duração: 12h
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura, desde 2004, e do Cultura e Mercado, desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES.

Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais, com Karina Poli
Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro (terças e quintas-feiras) | Horário: 14h30 às 17h30
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.
Vagas: 30
Duração: 12h
Não é necessário ter conhecimento prévio.

Karina Poli tem pós-doutorado em Cinema, Rádio e Televisão (ECA/USP). É doutora e mestre em Comunicação (ECA/USP). É graduada em História (PUC/SP) e foi pesquisadora visitante do "Network", centro de pesquisa em "Creative and Cultural Economy", na Queen Mary University of London, tendo estudado os impactos das políticas públicas para a economia criativa na formação de hubs criativos. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Gestão Cultural, na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

SERVIÇO:
Oficinas gratuitas de capacitação em projetos culturais e artísticos
Período: 16 de agosto a 27 de outubro
Inscrições no link: https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Mais informações para o público: comunicacao.sp@funarte.gov.br
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação – Funarte ascomfunarte@funarte.gov.br
Outras ações, chamamentos públicos e editais da Funarte: www.funarte.gov.br 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários