Livro de poesias nasce em homenagem aos milhões de abraços perdidos durante a pandemia de Covid-19
Quando damos um abraço e somos abraçados em troca, temos uma sensação de satisfação imediata, mas poucos sabem que, além desse sentimento de felicidade repentina, o abraço faz bem à saúde, é de graça, ajuda na autoestima, reduz o estresse, oferece proteção e desenvolve relacionamentos.
É também nesse pequeno e silencioso espaço que acontecem as declarações mais lindas, e Rosângela Aguiar, autora da obra “Abrace poemas e frases” (Literare Books International) buscou trazer toda a beleza de um abraço revelada entre poemas e frases.
Lançado este ano na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro da enfermeira de Itaituba (Pará) traz versos que irão abraçar o leitor com muito carinho e amor.
No início de 2020, Rosângela teve de trabalhar na linha de frente à Covid-19. Na época estava quase terminando seu livro, mas teve que parar por dois anos. E foi em meio ao próprio luto em família que resolveu batizar o livro com o título “Abrace poemas e frases”, em homenagem aos milhões de abraços perdidos durante a pandemia, mas entendeu que qualquer fator que leva um ente querido nos deixa sem esse abraço e a proposta da obra é que abracemos a fé e superação que é tão importante para continuar vivendo em meio a tantas crises vividas e vivenciadas por cada um de nós.
Há 15 anos é enfermeira e professora, dedicando-se a ensinar às pessoas que há muitas causas de doenças e, na maioria das vezes, o adoecer acontece quando deixamos de ter amor próprio. Seu maior diferencial não é falar de uma poesia romantizada e rimada, mas a que impulsiona, eleva e desenvolve pessoas. Suas palestras de impacto ensinam que é na dor que encontramos a força.
Essas palestras ganharam força em 2019, recebendo monção honrosa pela Câmera de Municipal de Itaituba, como também recebeu homenagem no mesmo ano como poetisa. A partir disso, recebe vários convites para palestras em outros segmentos empresariais, e teve de tomar uma decisão audaciosa de trocar a enfermagem - a arte do cuidar (filosofia da enfermagem) - pela arte de inspirar (filosofia da poesia). Suas poesias já venceram três anos consecutivos a premiação de participar em coletâneas nacionais. Suas palestras de impacto ensinam que é na dor que encontramos a força.
Assim como em suas apresentações, Rosângela, por meio de sua obra “Abrace poemas e frases”, possui um estilo original e único, e toca diretamente no coração das pessoas com um viés de superação, sendo comum quem a ouve dizer que “tem o dom de tocar a alma”. O abraço é definição da poesia mais linda. Seja na chegada ou na despedida. Seja na alegria ou na dor. Abrace, pois é nesse pequeno e silencioso espaço que ocorrem as declarações mais belas de amor”, finaliza a autora.