Exposição on-line apresenta fotografias históricas de São Paulo

Iluminacao a gás no final do século

Imagens históricas, do acervo da Fundação Energia e Saneamento, celebram os 150 anos do uso do gás em São Paulo, desde a construção do gasômetro do Brás

A Fundação Energia e Saneamento lança a exposição on-line “150 anos do Gás em São Paulo: o início” na plataforma Google Arts & Culture, que permite visitar museus e acervos de todo o mundo remotamente, disponibilizando obras em alta resolução. Com fotografias do acervo histórico da instituição, um dos maiores do estado de São Paulo, a iniciativa apresenta o início da consolidação da iluminação pública no território paulista, a partir de sistema a gás inaugurado há exatos 150 anos na cidade de São Paulo.  Para acessar clique em https://artsandculture.google.com/story/BAVBQOBEwRhdUw?hl=pt-br.

Para a exposição, a Fundação selecionou cerca de 30 imagens do acervo, organizadas em narrativa cronológica que visa revelar a história do início do uso do gás como combustível energético no Brasil, a partir do estado de São Paulo. Essa história começa na capital em 28 de agosto de 1872, quando a empresa inglesa San Paulo Gas Company foi autorizada a atuar no Império do Brasil e deu início à exploração do gás obtido pelo carvão, usado nos serviços de iluminação pública.

Com o passar das décadas, a exploração do gás foi se expandindo pelo estado. A partir do carvão, o gás foi, mais tarde, obtido da nafta, até chegar ao gás natural explorado hoje, que cozinha os alimentos, aquece a água, alimenta as indústrias e fornece combustível para veículos de mais 2,2 milhões de consumidores em cerca de 150 municípios paulistas.

As imagens selecionadas, com datas-limite de 1877 a 1940, apresentam, portanto, os primeiros tempos do gás, com as obras e trabalhadores anônimos do famoso gasômetro que, até hoje, dá nome à rua do Brás, atualmente importante ponto comercial do centro da cidade. Para abordar os usos domésticos do gás, foram utilizadas propagandas antigas, também presentes no acervo da instituição.  

Os interessados em conhecer a exposição on-line, devem acessar o link https://artsandculture.google.com/story/BAVBQOBEwRhdUw?hl=pt-br

💠💠💠

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.
Instagram
YouTube
Site
Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !