CEUB oferece curso de informática gratuito para idosos

As aulas terão início no final de agosto, nos laboratórios de informática do Centro Universitário, nos Campus Asa Norte e Taguatinga.

Com inscrições até 15 de agosto, os alunos receberão noções de informática e orientações de combate às Fake News

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está com inscrições abertas para um curso gratuito de noções básicas de informática e de internet voltado para o público da terceira idade. As matrículas para o projeto de extensão ‘Curso de Informática Básica para a Comunidade’ podem ser feitas até 15 de agosto neste link. (https://forms.gle/Kq7wg6coxcXMrMkv5). A iniciativa envolve docentes e alunos dos cursos de Computação e Engenharias.

O programa universitário inclui também orientações sobre o dia a dia das redes sociais no celular e em computadores. As aulas terão início no final de agosto, nos laboratórios de informática do Centro Universitário, nos Campus Asa Norte e Taguatinga. Com duração de um semestre e aulas aos sábados das 9h às 12h, o curso abordará os seguintes conteúdos: Desinformação e Fake News, Ferramentas Google, Sistemas Operacionais com foco no Windows, Internet, Mobile, Word, Excel e Power Point. Os alunos passarão por uma avaliação geral, que garante a entrega do certificado no fim do curso.

Oferecido todo início de semestre letivo, o curso de inclusão digital aberto à comunidade 60+ é de responsabilidade da coordenação da Ciência da Computação do CEUB, com auxílio de outros coordenadores, alunos e monitores alunos em cumprimento às horas de atividades complementares e de estágio.

Responsável pela ação, o professor de Ciência da Computação Santana Pereira destaca que o projeto de extensão acadêmica vai além do comprometimento da instituição com a educação de qualidade de seus alunos. Segundo ele, a iniciativa é responsável por cultivar lições de cidadania e acesso à informação, visando atender da melhor forma o público externo.

“A realização deste curso de informática se justifica pela necessidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação de Ciência da Computação, alinhado com o objetivo de formar cidadãos conscientes do seu papel social e incentivar o voluntariado entre os alunos, proporcionando uma forma de interagir com pessoas de outras gerações”, reforça Santana.

Com vagas limitadas, o curso de Informática Básica do CEUB terá turmas presenciais de até 50 alunos. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o calendário das aulas por e-mail e WhatsApp. O início da capacitação está previsto para 20 de agosto, com o término em 17 de dezembro. Para participar do curso é exigido o uso de e-mail da plataforma Google no ato da inscrição, para auxiliar o acesso às reuniões online via Meet. Para receber o certificado ao fim da jornada, é obrigatório registrar presença em 75% das aulas e aprovação na avaliação final.

Inclusão digital é um desafio no Brasil

De acordo com estudo realizado pela TIC Domicílios, as pessoas que permanecem longe do universo digital possuem alguma motivação: 31% por falta de interesse, 22% por não saberem usar o computador e 10% por considerarem, simplesmente, sem necessidade. Ou seja: as duas barreiras mais básicas, desinteresse ou desconhecimento, envolvem 63% da população brasileira.

Há uma relação clara entre a falta de acesso ao digital e a baixa escolaridade. A proporção de pessoas que nunca operaram um computador ou um smartphone é 20 vezes maior entre aquelas sem o ensino fundamental completo. A pesquisa também aponta que a partir dos 30 anos, o acesso à inclusão digital diminui gradualmente conforme a idade. O único atributo que não suscita grandes diferenças é o gênero: 21,5% dos homens não acessaram a internet nos últimos três meses, entre 19,5% das mulheres.

SERVIÇO:
CEUB oferece curso de informática para alunos da terceira idade
Inscrições: até 15/08/2022
Aulas: 20/08 a 17/12/2022
Local: CEUB - Campus Asa Norte e Taguatinga

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !