Museu Índia Vanuíre realiza bate-papo sobre a cultura Krenak

DO TEXTO: Museu Índia Vanuíre - Projeto “Família no Museu”aos fim de semana Museu Índia Vanuíre realiza bate-papo sobre a cultura Krenak
Totalmente gratuita, a programação ainda traz o jogo "separar vitrines", dica de leitura e curiosidade sobre o telégrafo, nas redes sociais

Projeto “Família no Museu”aos fim de semana

Totalmente gratuita, a programação ainda traz o jogo "separar vitrines", dica de leitura e curiosidade sobre o telégrafo, nas redes sociais

Nesta sexta-feira (1), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, atividade mensal que promove o diálogo entre um indígena convidado e o público do museu, destacando a preservação e a difusão da memória indígena. Das 9h às 16h, Gabriel Damaceno, da etnia Krenak, morador da Terra Indígena Vanuíre, vai conversar sobre a cultura do seu povo e o dia a dia do jovem indígena na comunidade.  

Além disso, aos finais de semana, a instituição apresenta diversas ações no projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Em julho, o destaque será para o jogo "separar vitrines" que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural.

Aos finais de semana, o museu sempre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (2), às 12h, a recomendação será “Antes o mundo não existia”, de Berta Ribeiro, responsável por datilografar, revisar e reescrever os textos de indígenas da tribo Desana. 

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta às segundas-feiras informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (4), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar imagens de um telégrafo. 

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire). 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários