Marcelo Rebelo de Sousa e sua surpreendente popularidade no Brasil

DO TEXTO: O advogado Guilherme Alves Sousa encantado com a aprazibilidade e falta de cerimónias do presidente Marcelo Rebelo de Sousa
Após minimizar o cancelamento do presidente Jair Bolsonaro em encontrá-lo para uma reunião e almoço em Brasília, o Chefe de Estado de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa em ”balanço” da visita ao Brasil, comemora sua popularidade junto a nação brasileira

O advogado Guilherme Alves Sousa encantado com a aprazibilidade e falta de cerimónias do presidente Marcelo Rebelo de Sousa 


Por: Tâmara Oliveira Santana

Após minimizar o cancelamento do presidente Jair Bolsonaro em encontrá-lo para uma reunião e almoço em Brasília, o Chefe de Estado de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa em ”balanço” da visita ao Brasil, comemora sua popularidade junto a nação brasileira, ratificada através da grande solicitação de selfies. Entre os “fãs” em solo brasileiro, está o advogado, Guilherme Alves de Sousa.

Em “Rapidinha” ao Portal Luso Brasileiro Splish Splash o paulistano, Guilherme Alves de Sousa formado em direito e pós graduado em Direito Internacional pela PUC - SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fala como foi o momento selfie com o “pop” governante português e responde a algumas questões à repórter do Splish Splish, confira.

PSS- Você acredita que essa situação de cancelamento do encontro por parte de Jair Bolsonaro pode “arranhar” a relação do Brasil e Portugal caso Bolsonaro seja reeleito?

GAS- Acredito que essa situação não tem esse poder de aranhar a relação entre os dois países, inclusive pela quantidade de brasileiros que se beneficiam da proximidade entre ambos Países.

PSS- A assessoria de Jair Bolsonaro não enviou nenhum comunicado oficial comunicando ao Chefe de Estado português o cancelamento do encontro em Brasília, Marcelo Rebelo ficou a par através de redes sociais, isso agrava ainda mais a situação?

GAS- Com certeza, as redes sociais não devem funcionar como recado. Incumbindo a assessoria de imprensa a fornecer uma resposta formal e oficial ao presidente convidado. Twitter não é diário oficial.

PSS- A edição do jornal português Expresso publicada no dia 03/07/22 narra o encontro entre o antigo presidente do Brasil Lula da Silva e o governante português. Em uma determinada parte da matéria Marcelo Rebelo de Sousa diz: “No Brasil a guerra na Ucrânia é vista como conflito europeu”. Você concorda com a afirmação do dirigente de Portugal?

GAS- Nós brasileiros nos sensibilizamos com o que ocorre na Ucrânia. No que pese nossa preocupação como nação, enfrentamos problemas de grande relevância. Não desvalorizando a gravidade que ocorre na Ucrânia, porém nossa “guerra” no Brasil é diária contra a fome, violência urbana (este ponto faz inclusive muitos brasileiros imigrarem para Portugal ávidos por segurança), corrupção entre outras mazelas.

PSS- Onde você tirou a selfie com o presidente português?

GAS- Foi na livraria Martins Fontes. É uma livraria tradicional na Avenida Paulista em São Paulo que tem um vasto acervo de livros jurídicos.

PSS- Como uma pessoa viajada, conhecedora de diferentes nações, Portugal já fez ou irá fazer parte da sua rota de viagem?

GAS- Definitivamente Portugal será a primeira da lista em minha próxima viagem à Europa. Acho o País lindo tanto no contexto histórico como turístico. Agora tenho um motivo a mais para visitar Portugal pois tenho uma grande amiga que acaba de mudar-se para o Porto.

PSS- Obrigada!

GAS- Sempre às ordens!

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários