Roberto Carlos e a Banda Ultraje a Rigor – O Grande Encontro (13)

Desta vez a série “... O Grande Encontro” traz a banda de rock brasileira “Ultraje a Rigor”, grupo de perfil irreverente, letras inteligentes e politicamente incorretas. Liderado por Roger Moreira, a banda surgiu no início da década de 80, em São Paulo.

O estrondoso sucesso alcançado no ano de 1985 levou a banda a integrar a lista dos convidados para participar do especial do Roberto Carlos (1985)


user-image

Desta vez a série “... O Grande Encontro” traz a banda de rock brasileira “Ultraje a Rigor”, grupo de perfil irreverente, letras inteligentes e politicamente incorretas. Liderado por Roger Moreira, a banda surgiu no início da década de 80, em São Paulo.
 
Inicialmente, Roger havia pensado em batizar a banda apenas como Ultraje, mas Edgard Scandurra (um dos integrantes da formação original), quando indagado a respeito do nome, ouviu errado e perguntou: “Hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?”.  O trocadilho fez sucesso e o nome “Ultraje a Rigor” foi adotado.

A canção “Inútil” lançada no primeiro single em 1983, por mais paradoxal que seja o título, foi a canção que abriu o caminho para o sucesso da banda, mas o estouro nacional aconteceu com o lançamento do primeiro LP “Nós Vamos Invadir Sua Praia” (1985), trazendo onze faixas (“Nós Vamos Invadir Sua Praia”, “Rebelde Sem Causa”, “Mim Quer Tocar”, “Zoraide”, “Ciúme”, “Inútil”, “Marylou”, “Jesse Go”, “Eu Me Amo”, “Se Você Sabia” e  “Independente Futebol Clube”), onde quase todas estiveram no topo das paradas, levando a banda a ganhar vários  prêmios  e a quebrar recordes de púbicos em suas apresentações pelo país. 
 
Na discografia do grupo estão inseridas músicas que integraram algumas trilhas sonoras das novelas da Rede Globo. A mais marcante delas foi “Pelado” um dos grandes sucessos da banda em 1987, que embalou a abertura polêmica da novela das 19h “Brega & Chique” do autor Cassiano Gabus Mendes. Na telinha o modelo Vinicius Mannne aparece pelado, pelado, nu com a mão no bolso na aberturada da novela.
 
Vale destacar que entre outros hits do “Ultraje a Rigor” uma leva a assinatura do Roberto e Erasmo Carlos, a canção “Os Sete Cabeludos”, que no álbum “Por Que Ultraje a Rigor?” (1990) alterou o título e a letra para “Os Quatro Cabeludos (Os Sete Cabeludos)”.

O estrondoso sucesso alcançado no ano de 1985 levou a banda a integrar a lista dos convidados para participar do especial do Roberto Carlos (1985), que comemorou os 20 anos da Jovem Guarda e da TV Globo. Foi a primeira vez que o “Ultraje a Rigor” dividiu o palco com o rei.

Neste especial Roberto Carlos fez elogios à banda e juntos interpretaram a canção “Ciúme” de autoria de Roger Moreira e a canção “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno” de Roberto e Erasmo Carlos. A segunda não foi ao ar no especial, mas no ano seguinte foi exibida no Programa Vídeo show. 
  
As canções desse grande encontro e a interpretação de “Os Quatro Cabeludos (Os Sete Cabeludos”, você assiste nos vídeos abaixo. 

Ciúme – Roberto Carlos e Ultraje a Rigor

Quero Que Vá Tudo Inferno – Roberto Carlos e Ultraje a Rigor

Os Quatro Cabeludos (Os Sete Cabeludos) – Ultraje a Rigor

💢💢💢

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !