Protagonismo da indústria têxtil e sustentabilidade marcam abertura do DFB Festival 2022

DO TEXTO: O DFB também recepciona o trabalho de 40 marcas locais, reconhecidas pela criatividade e inovação no mercado.
Evento apresentou megaestrutura de 30 mil metros quadrados, pavilhão industrial, deu início à maratona de desfiles e shows nacionais, como a cantora Roberta Campos

O DFB Festival 2022 segue até sábado, 28 de maio


Evento apresentou megaestrutura de 30 mil metros quadrados, pavilhão industrial, deu início à maratona de desfiles e shows nacionais, como a cantora Roberta Campos

Reforçando o compromisso com a criatividade e a economia criativa, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retomou com edição presencial nesta quarta-feira (25), no Aterro da Praia de Iracema. Neste primeiro dia de evento, as passarelas receberam criações de Almerinda Maria, Sherida Livas, Rio de Jas e Manuel Bessa. Com looks sustentáveis, a Enel realizou um desfile especial de moda upcycling. O evento conta, ainda, com atrações culturais – o destaque do primeiro dia foi a cantora Roberta Campos. 

A edição Ocupe seu espaço tem sede na megaestrutura de 30 mil metros quadrados, a maior de todas as edições, e conta com uma programação multifacetada – as ações contemplam eixos como cultura, economia, formação, gastronomia e turismo. Além disso, o público assistiu a desfiles de marcas cearenses marcadas pela autoralidade na produção das peças.

Coletiva inaugural

Sob forte emoção e presença de apoiadores, Claudio Silveira, mente criativa do DFB, deu start ao evento, apresentando as novidades e inovações técnicas do evento aos jornalistas presentes, e, ainda, protagonizou um discurso de fortalecimento da indústria e da cultura nordestina. 

Pavilhão da Indústria e moda criativa

Como forma de ampliar o protagonismo dos empreendedores cearenses, o DFB Festival 2022 destinou um pavilhão para as ações do Programa 100% CE e do Ceará Fashion Trade, principal feira de negócios de moda do estado. Através de edital público, dezenas de expositores e marcas, de diferentes segmentos do setor da moda, alocaram estandes e garantiram mais uma importante vitrine para atrair e potencializar negócios.

O DFB também recepciona o trabalho de 40 marcas locais, reconhecidas pela criatividade e inovação no mercado. Em parceria com a Auê Feira, o Mercado Criativo fica aberto para visitação até o último dia, das 16h às 22h.

Palco Factory

A vibração típica dos festivais de música também agitou o DFB. Neste ano, o público pode assistir às apresentações no palco Factory, uma instalação gigante, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita de sucata. Para a inauguração do espaço, Roberta Campos, cantora e compositora mineira, entoou sucessos da carreira, como “Todo Dia”,  “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”, agitando a plateia cearense. Mais atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Noel, Davi Cartaxo, devem subir ao palco nos próximos dias.

Dragão Pensando Moda (DPM)

Ressaltando o compromisso com a formação, o Dragão Pensando Moda (DPM), projeto promovido pelo Senac, foi mais uma vez destaque na programação do DFB. A Associação Ceará Design abriu a programação com um talk sobre a visão do empreendedorismo na moda. No entardecer, o papo contemplou assuntos como estratégias e tendências para o futuro do marketing digital, com a turma do Mundo Unifor no DFB.

Novas releituras da moda

Com decoração monocromática, inspirada nas areias e noites do litoral cearense, as passarelas receberam trabalhos diversos, dentre eles o do estreante Manuel Bessa, que inseriu diferentes aspectos do artesanato local e recortes impressionantes em suas peças. A marca Alix Pinho investiu na ousadia e na versatilidade do crochê. Para a coleção de Sherida Livas, as peças multicoloridas e estampadas, ressaltaram a luz da Terra do Sol. Celebrando 10 anos de história, a Rio de Jas trouxe uma coleção única, valorizando o beachwear. A ex-The Voice Brasil, Camila Marieta abriu a cerimônia ao som de "Espumas ao Vento", de Fagner.  Por fim, em parceria com a Enel Brasil, o evento também recebeu um desfile de moda Upcycling, com peças confeccionadas a partir de materiais reaproveitados, surpreendendo o público. 

O DFB Festival 2022 segue até sábado, 28 de maio.
Confira a programação completa desta quinta-feira:
DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)

Onde: Auditório DPM

9h às 12h – A joia enquanto expressão artística - Um experimento sobre a joalheria contemporânea – Espaço Senac Refference (Senac) - Apresentado Alice Floriano e Nathália Canamary;

13h às 13h45 - Recomendações para uma moda brasileira sustentável - Sala 1 (Sebrae nacional) - Apresentado por Gustavo Narciso (Instituto C&A), Milena Prado (Dieese) e Verônica Couto (Sebrae nacional);

14h30 às 16h - Connect Day - Talk tendências de consumo, sustentabilidade na moda e RFID: varejo inteligente - Sala 1 (Haco) - Apresentado por Airam Pagliosa (Santana Textiles), Fernanda Bock (Arezzo & Co) e Renato Jannuzzi Cecchettini (Inova Consulting);

15h às 17h30 – Universo Digital – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Lucas Leão e Valentino Kmentt;

DESFILES
18h30 (Sala 2) • Bruno Olly
19H00 (Sala 1) • Sand Blue
19h30 (Sala 2) • Vitor Cunha
20h (Sala 1) • Li Lingerie
20h30 (Sala 2) • Lindebergue
21h (Sala 1) • Ivanildo Nunes 

PALCO FACTORY
17h - Luiza Nobel
19h - Benza
21h - Mundo Livre S/A

DFB Festival 2022

Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento chega à 22ª edição, consagrando-se pela programação diversa e reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da moda, da cultura, da formação e da valorização do turismo. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para a cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

SERVIÇO:
DFB Festival 2022
Quando: 25 a 28 de maio
Onde: Praia de Iracema - Fortaleza (CE)
Instagram: @dfbfestival 
Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd
Site: https://www.dfbfestival.com.br/
Entrada Gratuita para o evento (sujeito a capacidade de lotação)
Entrada para os desfiles somente com convites físicos (são distribuídos diariamente no concierge do evento) 
Classificação indicativa para os desfiles: 12 anos


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários