Museu Casa de Portinari participa da 20ª Semana Nacional de Museus com programação especial

O Museu Casa de Portinari  está engajado na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio.

Totalmente gratuitas, as atividades contemplam depoimentos, rodas de conversa, exibição de documentário, feira de artesanato com apresentação musical, curiosidades sobre a Capela da Nonna e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais, entre outras atrações

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está engajado na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio. Serão atividades simultâneas em várias instituições do país. Em 2022, o tema será "O poder dos museus”, destacando aspectos como preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e a criação de repertórios para o futuro.

Em Brodowski (SP), a participação do Museu Casa de Portinari será com programação especial. Na próxima segunda-feira (16), às 10h, pelas mídias sociais, será compartilhada uma performance artística de Anna Ferreira que também vai falar como sua vida foi transformada pela arte.

Na quarta-feira (18), a partir das 19h, Angelica Fabbri, museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, ministra uma roda de conversa sobre a importância dos museus na sociedade.

Na quarta-feira (18), quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), sempre às 13h, serão compartilhados vídeos no Instragam do Museu Casa de Portinari mostrando diferentes espaços culturais da Região Administrativa de Ribeirão Preto. O objetivo é fortalecer laços entre as instituições cuja articulação em rede proporciona rica troca de experiências, divulga acervos e ações, e estimula a interação com o público, bem como a visitação aos equipamentos.

Na sexta-feira (20), às 10h, também nas mídias sociais, o documentário “Conhecendo Museus” vai mostrar, em detalhes, os principais museus do Brasil. Acesse e assista ao episódio que destacou o Museu Casa de Portinari.

No sábado (21) e no domingo (22), das 10h às 16h, a esplanada do Museu Casa de Portinari será palco da tradicional Feira de Artesanato com a produção dos artesãos locais e com a participação do grupo musical ‘Doce Madruga’ apresentando clássicos da MPB.

Ainda dentro da programação especial da 20ª Semana Nacional de Museus, no sábado (21), às 13h, as mídias sociais compartilham curiosidades sobre a Capela da Nonna que Candido Portinari construiu, em 1940, para sua avó Pelegrina que, por ter uma idade avançada, já não conseguia ir à igreja da cidade para fazer suas orações.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br. 

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !