Poder público e empresas - Primeiro dia do Smart City Business Brazil Congress

DO TEXTO: Evento marca a oportunidade de aprofundar sobre as principais diretrizes que estão guiando as maiores cidades do mundo
A abertura da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress, o mais estratégico evento sobre cidades inteligentes do país, foi marcada pelo encontro entre o poder público e empresas

Evento marca a oportunidade de aprofundar sobre as principais diretrizes que estão guiando as maiores cidades do mundo


Prefeitos de diferentes capitais brasileiras trocaram experiências sobre projetos inovadores e conheceram soluções disruptivas para o ecossistema de cidades inteligentes

A abertura da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress, o mais estratégico evento sobre cidades inteligentes do país, foi marcada pelo encontro entre o poder público e empresas com soluções inovadoras para um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país. A quarta-feira (25) começou com o painel entre líderes municipais, “Experiências que valem ouro: O que os prefeitos podem ensinar sobre gestão pública?”, com a presença de Antônio Duarte Nogueira Jr, Prefeito de Ribeirão Preto (SP); Marcelo Padovan, Prefeito de Campos do Jordão (SP), Adriano Silva, Prefeito de Joinville (SC), Álvaro Dias, Prefeito de Natal (RN).

Para Antônio Duarte, o evento marca a oportunidade de aprofundar sobre as principais diretrizes que estão guiando as maiores cidades do mundo. “As grandes metrópoles do planeta estão trabalhando a partir de seis diretrizes principais: segurança pública, mobilidade urbana, destinação final dos resíduos, saneamento básico, empregabilidade e sustentabilidade”, comenta. Por sua vez, o conceito de Smart City compreende os investimentos em tecnologias, modelos e práticas inovadoras para melhorar as condições socioeconômicas e ambientais dos municípios.

Com iniciativas abrangentes, o desenvolvimento envolve diversos aspectos dos municípios, como é o caso de Campos do Jordão, que está passando por um reposicionamento de marca que, além de proporcionar mais arrecadação e aumentar o PIB municipal, tem o propósito de contribuir com a elevação do senso de pertencimento do cidadão, valorizando as pessoas e o lugar. “Desde que assumimos, vários trabalhos estão sendo feitos na cidade. Hoje, o que nós estamos atuando mais firmemente é o place branding, ou seja, criamos a marca de Campos do Jordão, um DNA da cidade que nos ajuda a ser mais assertivo no desenvolvimento do município”, explica.

Ao longo do dia, outros líderes municipais e CEOs de grandes marcas se revezaram entre os painéis e reuniões estratégicas. O prefeito Adriano Bornschein, de Joinville, celebrou a oportunidade que o Smart City Business Brazil Congress oferece. “Para Joinville, estar neste evento é muito importante para ter acesso a novas tecnologias, conhecer o que outras cidades estão implementando e levar esta inovação aos nossos cidadãos”, comenta o representante do município que está realizando um grande projeto de integração entre as secretarias.

Entrega do Prêmio InovaCidade

Na terça-feira (24), foi a vez de reconhecer os projetos brasileiros que estão impactando positivamente a vida dos cidadãos com a cerimônia de entrega do Prêmio InovaCidade 202, que celebra iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil. A solenidade, que aconteceu no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, escolheu 24 projetos de todo Brasil entre as 96 inscrições recebidas.

Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve acompanhado pelo Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo, Juan Quirós, para receber os prêmios conquistados pelo município com os projetos “Empreenda Fácil”, “Ciências Comportamentais” e pelo aplicativo “MEI Nota Fácil”. “A cidade de São Paulo realiza muitas ações dentro da área de tecnologia. É um grande prazer receber este evento no município, que possui toda essa pujança para desenvolver as questões tecnológicas”, saudou.

Ministro das Comunicações se reúne com CEOs nesta quinta-feira (26)

O evento, que termina nesta quinta-feira (26), ainda receberá a visita do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, a partir das 14h, para debater alternativas de cooperação entre o governo e as empresas com vistas ao desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil. A demanda por soluções 5G tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil, mostra um estudo realizado pelo Governo Federal.

O Smart City Business Brazil Congress acontece no Centro de Eventos ProMagno, em São Paulo. Para maiores informações acesse o site: https://scbamerica.com/

Smart City Business Brazil Congress
Dia: 26 de maio
Das 9h00 às 18h00
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: www.scbamerica.com 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários