Anti-hipertensivos ocupam 9° lugar na lista de medicamentos mais vendidos

DO TEXTO: Boa parte dos hipertensos acabam descobrindo a condição após muito tempo do desenvolvimento da doença.

Com foco no combate às baixas taxas de conscientização e no fornecimento de métodos precisos de prevenção e tratamento da pressão arterial, dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão.


Vendas da categoria tiveram aumento de 8,68% nas farmácias, em comparação com o ano passado

Com foco no combate às baixas taxas de conscientização e no fornecimento de métodos precisos de prevenção e tratamento da pressão arterial, dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão. Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, no primeiro trimestre deste ano, medicamentos de combate a essa enfermidade cresceram 8,68% em faturamento, quando comparado ao mesmo período no ano passado.

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa muito comum entre a população brasileira. No ranking de medicamentos mais vendidos para tratar a doença, anti-hipertensivos ocuparam o 9° lugar no primeiro trimestre do ano, representando 7,52% do top 10. Ao avaliar os resultados nacionalmente, no período entre janeiro de 2021 e março de 2022, o mês de março apresentou o maior índice de vendas, com um faturamento de 7,49%, enquanto em fevereiro do ano anterior as vendas totalizaram apenas 5,94%.

“O crescente número de casos de sobrepeso, rotinas de trabalho exaustivas, excesso de estresse e ansiedade e má qualidade do sono são aspectos intimamente relacionados ao aumento da pressão arterial e desenvolvimento da doença hipertensiva”, explica o cardiologista e médico do esporte, Dr. Carlos Portela.

Por cidades, São Paulo foi líder de vendas em medicamentos anti-hipertensivos, representando 23,6% do faturamento da categoria. Em seguida, Rio de Janeiro com 11,4%, Minas Gerais com 10,7%, Paraná com 7,1%, Rio Grande do Sul com 6,5% e, por último, a Bahia com 5,3%. Por região, o Sudeste é o local com o maior número de compras, responsável por 47,8% do faturamento desses medicamentos. Logo após, o Nordeste aparece em segundo lugar com 20,7%, seguido do Sul com 17,6%, Centro-Oeste com 9,0% e, por fim, a região norte com 4,9%.

Segundo o levantamento, Aradois, Losartana N.Q, Losartana EMS, Losartana MD7, Diovan HCT, Diovan Amplo Fix, Diovan, Losartana ACH, Losartana TTB e Enalapril TTB foram, respectivamente, os medicamentos mais vendidos para tratamento de hipertensão arterial no mês de março este ano. Vale ressaltar que a prescrição médica pode ser necessária para adquirir estes medicamentos.

“Por se tratar de uma doença silenciosa, boa parte dos hipertensos acabam descobrindo a condição após muito tempo do desenvolvimento da doença. O tratamento passa por vários aspectos e orientações. Quando diagnosticada em fases iniciais a reversão da doença é possível. Por isso, a importância das avaliações periódicas com o cardiologista”, recomenda o Doutor.

Sobre o Farmácias APP
O Farmácias APP é um aplicativo de vendas online de saúde e beleza. É um shopping virtual cujo propósito é proporcionar acesso rápido à saúde e beleza, conectando farmácias e pessoas. Mais informações pelo site.
Dr. Carlos Portela – Médico Cardiologista e Médico do Esporte
Nascido em Terezina (PI), Dr. Carlos Eduardo Portela, é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo cursado especialização, pós-graduação e mestrado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Com 10 anos de atuação na medicina, Carlos Portela é atua na área de Cardiologia e Medicina do Esporte, além de ser idealizador do Programa Saúde de Precisão.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários