5 atitudes que podem piorar os lábios rachados

DO TEXTO: A exposição ao sol pode piorar os lábios rachados, por isso é importante usar protetor labial com SPF para manter seus lábios protegidos

A limpeza com água quente pode tornar os lábios secos ainda piores, porque ela realmente extrai a umidade dos lábios enquanto evapora.


Geralmente o ressecamento dos lábios acontece mais nos períodos frios e com baixa umidade do ar. Nem sempre o batom pode ser uma boa aposta para tratar o problema: aqueles que têm sabor podem irritar ainda mais os lábios

São Paulo – 20/05/2022 - Um dos piores efeitos colaterais do clima frio é lidar com lábios secos, rachados e doloridos. Às vezes, parece que nenhuma quantidade de protetor labial pode ajudar. “A porção dos lábios que fica exposta ao meio ambiente é formada por um tecido sensível sem queratina, proteína morta que está presente na pele e tem papel de barreira protetora”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O frio, em específico, causa desidratação. “Durante o inverno, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então a pele fica realmente menos hidratada. Além disso, o clima seco facilita a perda de água transepidermal na região”, afirma. A médica conta abaixo algumas atitudes que podem piorar o ressecamento dos lábios:

1.Lamber os lábios

No começo, você até sente que houve uma hidratação, mas não funciona dessa forma. “Isso provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata que houve um umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma. À medida que a saliva seca e evapora, ela retira a umidade da pele. Lamber os lábios repetidamente também pode deixá-lo preso em um ciclo de molhar e secar os lábios, e pode até levar a algo chamado "dermatite labial", uma dermatite de contato irritante ao redor dos lábios caracterizada por vermelhidão e ressecamento na região. "A melhor maneira de tratar os lábios secos é evitar lamber e, em vez disso, aplicar emolientes leves com frequência para fornecer hidratação externa", diz a médica.

2.Limpar o rosto com água quente

A limpeza com água quente pode tornar os lábios secos ainda piores, porque ela realmente extrai a umidade dos lábios enquanto evapora. “A água quente retira os óleos naturais que mantêm os lábios hidratados. E isso também se aplica ao seu tempo no chuveiro, quando a água quente entrar em contato com seus lábios. Nesse caso, prefira sempre água morna ou fria.

3.Exposição ao sol

A exposição ao sol pode piorar os lábios rachados, por isso é importante usar protetor labial com SPF para manter seus lábios protegidos, especialmente quando em exposição direta aos raios ultravioleta. “Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante. Os fototipos 1 e 2, ou seja, pacientes de peles mais claras são os mais acometidos por ressecamentos e por queimaduras causadas pelo sol. A queimadura causada pelo sol muda a estrutura celular e o lábio pode, com o tempo, ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras”, explica.

4.Usar bálsamos labiais aromatizados

As fragrâncias, que são comumente encontradas em protetores labiais, podem irritar a pele e aumentar o potencial de rachaduras. É fundamental evitar o uso de qualquer produto com fragrância e o melhor é aplicar um protetor labial com hidratantes adequados e FPS sem adição de cores ou perfumes para evitar a evaporação da umidade dos lábios e possível sensibilização com irritação e dermatite.

5.Aplicar ingredientes irritantes

Nem todos os hidratantes labiais são criados iguais. "Eu recomendo evitar o uso excessivo de hidratantes labiais com ácido salicílico, que é um esfoliante que remove as células mortas da pele", diz a médica. "O uso muito frequente de ácido salicílico pode causar irritação e ressecar ainda mais os lábios". Outros ingredientes que devem ser evitados são mentol ou hortelã-pimenta - comumente adicionados aos hidratantes para essa sensação refrescante e relaxante. Ela também recomenda evitar o aldeído cinâmico, o composto químico que dá sabor à canela, o que pode causar irritação na pele sensível.

Como tratar o problema – O ideal é começar usando produtos com ingredientes hidratantes (como ceramidas e ácido hialurônico) juntamente com ingredientes que selam a umidade (como lanolina ou cera de abelha) para “a combinação perfeita para lábios macios e hidratados”. O produto deve ser usado duas vezes ao dia, ou conforme a necessidade para manter a hidratação labial. Os batons com ingredientes seguros, livre de ingredientes irritantes, podem ser usados sem parcimônia. “Também é aconselhável beber mais água e usar um umidificador em casa para manter a umidade do ar durante os meses frios e secos de inverno”, acrescenta ela. Mas fique atento: se mesmo com esses cuidados, a irritação e secura continuar, procure um médico, pois isso pode ser sinal de uma questão subjacente. "Lábios secos e rachados às vezes podem ser um sinal de deficiências vitamínicas, doença inflamatória intestinal, infecções fúngicas, dermatite de contato, dano solar excessivo, dentaduras mal ajustadas ou efeitos colaterais de medicamentos", finaliza.

                                                                           💢💢💢

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF:  Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários