Museu Índia Vanuíre realiza a 50ª Semana dos Povos Indígenas

DO TEXTO: A semana acontece para nos lembrar de que o povo indígena faz parte da nossa sociedade e que o Brasil é plural
O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, não é apenas uma data de celebração, mas também um convite à reflexão sobre a importante participação dos povos indígenas na história, na cultura e na construção do Brasil 

Presenciais e gratuitas, atividades vão promover um encontro de culturas indígenas com apresentações de cânticos, danças e objetos temáticos, além de rodas de conversas e exibição de documentários

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, não é apenas uma data de celebração, mas também um convite à reflexão sobre a importante participação dos povos indígenas na história, na cultura e na construção do Brasil, e também sobre o conhecimento que a sociedade atual tem sobre eles. Com essa proposta, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 12 a 24 de abril, a 50ª Semana dos Povos Indígenas.

Presencial e gratuito, o evento vai promover um grande encontro das culturas que habitam as terras indígenas Vanuíre e Icatú, no interior de São Paulo, com diversas atrações, sempre das 9h às 16h, e ainda contará com a participação de representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa. As rodas de conversas abordarão aspectos culturais sobre o dia a dia nas aldeias. A exibição de documentários e apresentações de danças, cânticos e objetos temáticos, entre outras atividades, complementam essa imersão no universo dos povos indígenas paulistas.

“A semana acontece para nos lembrar de que o povo indígena faz parte da nossa sociedade e que o Brasil é plural, principalmente a região oeste de São Paulo, que inclui o município de Tupã, constituída pela diversidade”, ressalta Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.

Realizada anualmente, a Semana dos Povos Indígenas era conhecida como a tradicional Semana do Índio de Tupã. A partir de debates sobre as questões culturais, devido aos termos utilizados, o projeto teve seu nome atualizado.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários