Morte: o fim necessário para entender o que é vida

DO TEXTO: Escritora e defensora dos direitos humanos, Barbara Becker convida leitor a encontrar nas perdas o cerne da própria existência.

Esta dúvida enraizada na autora deu origem à obra Morte: a essência da vida – Como encontrar nas perdas o cerne de nossa existência, publicada no Brasil pelo Selo Latitude da VR Editora.

Escritora e defensora dos direitos humanos, Barbara Becker convida leitor a encontrar nas perdas o cerne da própria existência em novo livro publicado pela VR Editora, selo Latitude

A escritora e defensora dos direitos humanos Barbara Becker presenciou inúmeras perdas desde a juventude: avós, pai, mãe, tia, colegas de trabalho, animais de estimação e vizinhos. Foi a partir do diagnóstico terminal de sua melhor amiga de infância, Marisa, que Becker buscou o significado do que é ser mortal e qual o sentido de viver sabendo que a morte é o fim. Esta dúvida enraizada na autora deu origem à obra Morte: a essência da vida – Como encontrar nas perdas o cerne de nossa existência, publicada no Brasil pelo Selo Latitude da VR Editora.

Cada um dos 22 capítulos que compõem o livro é dedicado a detalhar uma experiência de luto e como Barbara encontrou nestas perdas a essência do próprio existir. Ela utiliza a palavra ‘cerne’, núcleo central que sustenta uma árvore, ao explicar que a morte é essencial para que a vida aconteça. “Na ecologia perfeita de uma árvore, a morte é o coração da vida, e a vida nutre a essência duradoura da morte. Assim é conosco: a vida e a morte não podem existir separadas”, explica a autora.

"[...] todos esses grandes amores da minha vida se foram. Sinto saudades de cada uma delas. Às vezes, ainda acordo chorando. Aprendi que essa dor é parte da minha jornada. No entanto há algo mais, uma essência alentadora que permanece depois de cada morte, de cada partida. Todas essas pessoas - meus avós, meus pais, Marisa e outras - se tornaram parte do meu cerne." (Morte: a essência da vida, p.12)

Com um olhar atento para o que faz a existência valer a pena, Becker compartilha histórias pessoais em que a vida e morte se cruzam de formas inesperadas: um dos exemplos é quando o pai ficou viúvo e conheceu a mãe da autora, dando origem a sua própria existência. Durante as 184 páginas, lições de cada perda são relembradas e como foram capazes de mudar a visão sobre mortalidade da escritora, além da forma como vive.

Morte: a essência da vida é um guia repleto de mensagens reconfortantes em que Barbara Becker conta sobre o poder de se abrir à morte para aprender sobre o que é vida. Segundo ela, só assim será possível mergulhar na sensação de liberdade, única maneira de viver sem arrependimentos.

Ficha técnica:
Autora: Barbara Becker 
Editora: Selo Latitude – VR Editora
Tradução: Lígia Azevedo 
Gênero: aperfeiçoamento pessoal: morte/luto 
ISBN: 978-65-89275-20-6 
Edição: 1ª ed. /2022 
Páginas: 184
Preço: R$ 49,90 
Link de compra: e-commerce VR Editora

Sobre a autora: Barbara Becker é escritora e dedicou mais de 25 anos em parcerias com defensores dos direitos humanos e no mundo todo em busca da paz. Trabalhou com a Organização das Nações Unidas, com a Human Rights First – uma organização internacional de direitos humanos sem fins lucrativos e apartidária com sede em Nova York, Washington e Los Angeles; e com a Ms. Foundation for Women – coletivo de mulheres nos Estados Unidos que promove a equidade e a justiça para todos. Acredita que por meio de suas narrativas pessoais, ela possa esclarecer questões complexas a respeito da vida. Ao passar por treinamentos com monges zen em cuidados paliativos e como voluntária no Hospital de Bellevue, em Nova York, ingressou na equipe de assistência espiritual da Cruz Vermelha americana. Barbara mora em Nova York com o marido e seus dois filhos.  Site: https://barbarabecker.com/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários