Eventos do Museu da Imigração abordam genealogia, literatura e autobiografia

DO TEXTO: Museu da Imigração - Ações marcadas para abril poderão ser acompanhadas presencial ou digitalmente
Durante o mês de abril, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará uma ampla programação temática, envolvendo genealogia, literatura, autobiografia, entre outros assuntos. As atividades marcadas para o período acontecerão presencial e digitalmente.

Ações marcadas para abril poderão ser acompanhadas presencial ou digitalmente

Durante o mês de abril, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará uma ampla programação temática, envolvendo genealogia, literatura, autobiografia, entre outros assuntos. As atividades marcadas para o período acontecerão presencial e digitalmente.

Entre 11 e 15 de abril, o público terá a oportunidade de participar da III Semana da Genealogia, que abordará epidemias e imigração no Brasil, ciclos migratórios de alemães, antroponímia brasileira, testes de DNA e divisões territoriais de Itália, Espanha e Portugal. Com início às 18h30, as aulas serão ministradas por especialistas, no Zoom, e durarão entre 1h e 1h30. O valor do investimento é R$ 79 e as vagas são limitadas. Para acompanhar a formação, é necessário se inscrever antecipadamente.

Já, nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 (sábados e domingos), o Núcleo Educativo promoverá as rodas de conversa "Literatura e migração contemporânea", às 15h. Por meio de livros da literatura brasileira, as atividades discutirão aspectos como cotidiano, cidade e questões sociais, levantados nas obras selecionadas. O cronograma de publicações a serem debatidas está disponível no site.

Além disso, em referência aos 85 anos do bombardeio da cidade basca de Gernika e da criação de Pablo Picasso, o MI receberá os painéis expositivos "Sementes da paz: Gernika 85 anos", de 27 de abril a 3 de maio, na Sala de Acolhimento. A partir de uma linha cronológica, o projeto, da Casa Gernika, demonstra como esse ataque ocasionou uma forte reação mundial ao bombardeio nazifascista e como a guerra impulsionou a migração de bascos ao Brasil. Os conteúdos poderão ser prestigiados pelos visitantes durante todo o expediente da instituição.

No dia 28 (quinta-feira), a live "Mátria: êxodos contemporâneos" marcará o encerramento dessa instalação, apresentada – nos jardins do complexo da antiga Hospedaria – entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. No encontro on-line, as artistas Eva Castiel, Fanny Feigenson e Fulvia Molina compartilharão um novo material visual, trazendo para o debate diversos temas, como o resgate da memória afetiva e a importância das mulheres nas migrações. Transmitida ao vivo no canal do MI no YouTube às 17h, a ação, mediada pelo pesquisador Thiago Haruo, ainda terá a presença do curador Márcio Seligmann-Silva e das participantes do projeto artístico, Martha Simões e Susana Udler.

Finalizando a agenda de abril, a Oficina de Autobiografia para Imigrantes terá início no dia 30 (sábado), às 10h, em parceria com o English to Trans-form e a ONG LGBT+Movimento. Por meio de 12 encontros, a programação abordará como estruturar a própria história de vida em texto, áudio ou vídeo. Ao todo, serão 20 vagas presenciais e 30 virtuais, com inscrições antecipadas. Para participar, é necessário conseguir se comunicar em português, a partir do nível pré-intermediário.

Legenda da Foto: Imigrantes portugueses em frente à Hospedaria do Brás

SERVIÇO:
III Semana da Genealogia
Datas: 11 a 15 de abril
Horário: 18h30
Plataforma: Zoom
Inscreva-se

Rodas de conversa "Literatura e migração contemporânea"
Datas: 16, 17, 23, 24 e 30 de abril
Horário: 15h
Local: Museu da Imigração

Painéis expositivos "Sementes da Paz: Gernika 85 anos"
Datas: 27 de abril a 3 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Museu da Imigração

Live "Mátria: êxodos contemporâneos"
Data: 28 de abril
Horário: 17h
Plataforma: YouTube

Oficina de Autobiografia para Imigrantes
Data (início): 30 de abril
Horário: 10h
Local: Museu da Imigração
Plataforma: Telegram

Museu da ImigraçãO
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
CEP: 03164-300
Tel.: (11) 2692-1866
www.museudaimigracao.org.br
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários