Conscientizar e prevenir são chaves para combater problemas de visão, diz SBD

DO TEXTO: Diabetes é uma das principais causas da ocorrência de problemas de visão

O Brasil tem atualmente cerca de 6,5 milhões de pessoas (aproximadamente 3% da população) com problemas graves de visão – e parte significativa dos casos se deve a complicações decorrentes da diabetes.


Diabetes é uma das principais causas de problemas de visão, e 95% dos casos de dificuldades visuais dela decorrentes são evitáveis ou tratáveis; campanha Abril Marrom serve para conscientizar sobre a necessidade de ir ao oftalmologista regularmente

O Brasil tem atualmente cerca de 6,5 milhões de pessoas (aproximadamente 3% da população) com problemas graves de visão – e parte significativa dos casos se deve a complicações decorrentes da diabetes. Os dados – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – ganham relevância neste mês, devido à campanha chamada “Abril Marrom”, dedicada a conscientizar sobre prevenção e combate à cegueira.

Entre as consequências mais severas da diabetes para a visão está a retinopatia diabética (dano à camada neurossensorial situada no fundo do olho, que ocorre em função do mau controle crônico da doença). Dados recentes apontam que 6% dos indivíduos com diabetes apresentam doença grave na retina, segundo estudo publicado na revista especializada Ophtalmology. Estima-se que, no Brasil, formas graves desta doença acometam cerca de 900 mil indivíduos, de acordo com estimativas baseadas na literatura recente, diz o oftalmologista e coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Fernando Malerbi.

O Brasil tem atualmente cerca de 6,5 milhões de pessoas (aproximadamente 3% da população) com problemas graves de visão – e parte significativa dos casos se deve a complicações decorrentes da diabetes. . Neste caso, a perda de visão é reversível e o tratamento é cirúrgico, afirma Malerbi. “Para que a prevenção e o tratamento sejam possíveis, o principal aliado é o diagnóstico precoce associado ao bom controle do diabetes ao longo dos anos”, ressalta Rosane Kupfer, endocrinologista e membro da Diretoria SBD.

Um dos objetivos da campanha “Abril Marrom” também é lembrar que consultas periódicas ao oftalmologista são fundamentais para identificar problemas de visão em seus primeiros estágios. “Desta forma, busca-se a conscientização da sociedade sobre a existência de problemas visuais cujos danos podem ser prevenidos quando detectados precocemente”, segundo o oftalmologista.

Diabetes é uma das principais causas da ocorrência de problemas de visão – e considera-se que 95% dos casos de dificuldades visuais decorrentes da DM são evitáveis ou tratáveis. Para que o tratamento seja possível, o principal aliado é o diagnóstico precoce, aliado ao bom controle clínico da diabetes. O Brasil encerrou 2021 com 9,14% da população com mais de 18 anos – cerca de 15 milhões de pessoas – vivendo com diabetes, de acordo com dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico).

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários