Banda carioca Samba Esquema Russo desafia expectativas e faz indie rock brasileiro com single irônico “Cazuza Já Morreu”

DO TEXTO: Samba Esquema Russo “Cazuza Já Morreu” - Faixa ganha clipe e apresenta sonoridade do grupo

A estreia da banda carioca Samba Esquema Russo é uma declaração de ironia, não-conformidade e muita personalidade. O single “Cazuza Já Morreu” é um convite a colorir fora das linhas, ultrapassar limites e subverter expectativas..

Faixa ganha clipe e apresenta sonoridade do grupo

A estreia da banda carioca Samba Esquema Russo é uma declaração de ironia, não-conformidade e muita personalidade. O single “Cazuza Já Morreu” é um convite a colorir fora das linhas, ultrapassar limites e subverter expectativas. Entre as guitarras distorcidas, surge a urgência de um desabafo quase gritado. A faixa ganha um clipe, já disponível no canal do grupo.

Assista ao clipe:

Ouça “Cazuza Já Morreu”: https://tratore.ffm.to/cazuzajamorreu 

Samba Esquema Russo não se constrói por rótulos, gêneros ou tags. “‘Cazuza já morreu’ é um rockzin que não é uma crítica social foda, não é uma homenagem póstuma, não é continuação, não é ruptura, não é tradição e muito menos vanguarda”, declar a banda.

O clipe é uma leitura visual dessa declaração de existência do Samba Esquema Russo, uma estreia barulhenta que une as raízes dos integrantes Maria Steinbruck (voz), Vinícius Gusmão (guitarra) e Gabriel Gorini (guitarra), entre o Rio de Janeiro solar e as paisagens idílicas da chuvosa Serra dos Órgãos. 

“Às fontes que bebemos, a reverência. Entre o turbilhão de imagens, pessoas, acontecimentos brutais e momentos sublimes, habita a vista enevoada e ao mesmo tempo certa do que vê. Esteja atento: sob neblina use luz baixa”, alertam.

Embora separados por uma curta distância no espaço, Rio e serra se afastam pela inconformidade no tempo, nas cores, tons, ritmos e sons. O “esquema russo” da banda é uma união ou mistura dessas realidades. “Não só pela ambição, mas pela necessidade primeira de sermos o que sempre fomos”, completa o músico.

Samba Esquema Russo busca sentido nas palavras e nos sons tendo como ponto de partida a travessia. Na Serra dos Órgãos, o marcante trecho entre a pedra do Açu e a do Sino é um dos mais procurados pela beleza natural. Porém, o deslocamento entre esses dois castelos requer preparo, familiaridade com o terreno, sede de exploração. Foi pensando nesse ínterim, entre um ponto e outro, que o grupo se encontrou: uma constante caminhada até o destino, sem ter medo da jornada.

“Na sua travessia pelo ar, o som nos dá a experiência de uma relação profunda entre o singular e o plural. Atravessar pode ter o sentido de resistir, mas também de ser afetado. Samba Esquema Russo nasceu no atravessamento dessas diversas trilhas, escutando as reverberações da palavra que nasce. Primeiro veio o novo, depois o noise e agora o russo”, concluem.

“Cazuza Já Morreu” já está disponível nas principais plataformas de música.

Ficha técnica
Maria Steinbruck - Voz
Gabriel Gorini – Guitarra
Vinicius Gusmão - Guitarra
Baixo - Gustavo Muniz
Bateria - Tutuka
Produção musical: Fafá Oliveira, Gabriel Gorini e Vinicius Gusmão
Produção Executiva: Gabriel Gorini e Vinicius Gusmão
Arte gráfica: Murilo DoMeio
Estúdio

Clipe
Montagem: Gabriel Gorini e Vinícius Gusmão
Filmagem e finalização: Thiago Lessa
Imagens adicionais: Vitor Faria
Arte gráfica - Murilo DoMeio

Letra
Gabriel Gorini 

São dois olhinhos que brincam no mar
Duas esferas que brilham 
São dois olhinhos que brincam no mar
O gosto o cheiro forte do bolor 

Alta tecnologia 
E o preço do ventilador
Me tiram o sono
Me deixam doente
O gosto o cheiro forte do bolor

Ah! Como dói, quando o horizonte desaba
Como dói, todo esse céu azul 
A bola de futebol 
À prova dágua
À prova dágua

São dois olhinhos que brincam no mar
Duas esferas que brilham 
São dois olhinhos que brincam no mar

Samba Esquema Russo


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários