Quais são os países que não exigem visto de entrada para brasileiros?

Na hora de fazer uma viagem internacional, o visto é um requisito básico para a entrada dos viajantes. Entretanto, existem países que não exigem visto de brasileiros, o que torna uma visita muito mais simples e prática.

Na hora de fazer uma viagem internacional, o visto é um requisito básico para a entrada dos viajantes. Entretanto, existem países que não exigem visto de brasileiros, o que torna uma visita muito mais simples e prática.

Entender quais são esses países e como é possível entrar sem um visto específico é essencial para quem quer viajar com mais agilidade. Afinal, sem processos extensos de obtenção de visto, chegar até um destino não é nada complexo – até mesmo se ele for do outro lado do mundo.

Conheça opções de países que não exigem visto de brasileiros para colocar no roteiro da sua próxima viagem!

Sem visto de entrada

Uma dúvida muito comum é porque alguns países exigem vistos de brasileiros enquanto outros não têm este requisito.

A verdade é que tudo depende de uma série de fatores: desde relações diplomáticas e comerciais entre as nações, até o índice de entrada de imigrantes brasileiros ilegais em determinado território.

Ainda assim, o Brasil é uma das nações com maior abertura ao redor do mundo. São dezenas de países que não exigem visto de brasileiros, uma vantagem que qualquer cidadão pode aproveitar.

É importante ter em mente que a entrada “sem visto” diz respeito somente a viagens de turismo. Caso o viajante queira morar ou estudar em uma nação, é preciso buscar os processos corretos para emissão de visto de estadia prolongada.

Os países que aceitam brasileiros sem um visto prévio determinam uma estadia de, no máximo, 90 dias, com um intervalo de 6 meses para a próxima entrada.

Mas quais são esses países que liberam a entrada sem um visto emitido previamente?

Países da Europa

Praticamente todos os países da Europa aceitam brasileiros sem a exigência de visto.

Entre os mais conhecidos, podemos citar Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Vaticano, entre outros.

Nessas nações, o visto de turismo é emitido na hora, no momento da entrada no aeroporto (ou por via terrestre e marítima). Porém, um requisito que começou a ser exigido e será obrigatório em 2023 é o ETIAS.

O que é ETIAS?

ETIAS é uma autorização de viagem criada pela União Europeia para reforçar a segurança na entrada de estrangeiros.

Trata-se de uma permissão que pode ser solicitada e emitida pela internet, onde o viajante que preenche um formulário e cumpre requisitos básicos consegue um ETIAS vinculado ao passaporte.

Com o ETIAS, circular pela União Europeia e pelos países do Espaço Schengen é muito mais simples e menos burocrático, ideal para uma viagem que combina várias nações europeias em um único roteiro.

Países da América

Agora, se você quiser conhecer países que não exigem visto de brasileiros na América do Sul, Central ou do Norte, existem várias opções.

Argentina, Bahamas, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Aruba são alguns exemplos.

Aproveitando o Mercosul

Além de não exigirem visto, os países membros do Mercosul ou com relações com o bloco econômico permitem a entrada de brasileiros sem passaporte, somente com a identidade (desde que tenha sido emitida há menos de 10 anos).

Esse é o caso da Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia. É uma forma mais prática de viajar, sem a necessidade de documentos extras.

Países da África

O continente africano também conta com países que não exigem visto de brasileiros. Ou seja, basta fazer seu processo de entrada no aeroporto, com o seu passaporte, para ter a viagem liberada.

Alguns países africanos que permitem a entrada de brasileiros sem visto são Botsuana, Cabo Verde, Ilhas Maurício, Marrocos, São Tomé e Príncipe, Ilhas Seychelles, África do Sul e Tunísia.

Países da Ásia

Ainda que a Ásia seja conhecida como um continente bastante exigente quanto a entrada de estrangeiros, existem países que não exigem visto de brasileiros.

São eles: China, Indonésia, Israel, Coréia do Sul, Filipinas, Catar, Arábia Saudita, Singapura, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e outros.

Países da Oceania

Por fim, alguns países pertencentes à Oceania também oferecem entrada livre para brasileiros em viagens de turismo.

Alguns países são as Ilhas Fiji, Micronésia, Polinésia Francesa e Ilhas Cook.

E quando precisa de visto?

Apesar de toda essa abertura, muitos países não permitem a entrada de brasileiros sem um visto – seja uma viagem de turismo, negócios, estudos ou moradia.

Neste caso, o viajante vai precisar buscar informações sobre como realizar o processo de emissão de visto, de acordo com sua necessidade. Lembre-se que cada país conta com regras específicas e, enquanto algumas nações emitem o visto online, outras exigem processos presenciais.

O Portal Consular do Governo do Brasil apresenta várias informações de entrada sobre os países do mundo e pode ser útil para a sua pesquisa.

Assim, com todas as informações necessárias e os requisitos preenchidos, seja em um visto tradicional ou sem visto emitido previamente, você tem mais segurança para curtir uma viagem sem preocupações. 

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !