Projeto “Ação Literária - 3ª edição” se antecipa e faz alerta ao mês do “Dia Nacional do combate ao Bullying e à Violência na Escola


Oficinas gratuitas com intérprete de libras nos bairros cariocas do Anil e Barra da Tijuca e em Poá com inscrições abertas 

Para quem ignora o bullying ou não leva a sério, a prática que intimida e agride pessoas, tanto verbal quanto fisicamente, continua aterrorizando crianças e jovens muito além da escola. É por isso que o projeto “Ação Literária” vem desde 2018 realizando oficinas e palestras, gratuitamente, pelo Brasil afora com a contribuição de quem sofreu a violência na pele. Mar’Junior relata no livro “BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo.” sua história de superação e passa a dura experiência como apoio e incentivo para pais, alunos e professores, principalmente de escolas públicas.

– Existem constantes acontecimentos de agressão dentro das instituições de ensino do país. Os transtornos provocados pelo bullying dependem muito de como essa violência será internalizada e trabalhada na escola para superação de quem passa por isso, mas antes de tudo é preciso a conscientização dentro de casa – alerta o escritor de 11 livros escritos e 8 publicados.

Suas obras sempre são de reflexão para o crescimento da humanidade, sendo o último livro, que aborda o autismo, com previsão de lançamento em abril. Mar’, em sua autobiografia aborda o bullying com muita profundidade e por causa desta obra, vários acadêmicos fizeram TCC tratando do tema. Mas foi a sua trilogia PEPITA, a escolhida para trabalho na 3ª edição do projeto, já que também discute a questão.

Há anos que os especialistas falam sobre o bullying como um grave problema de saúde pública. Crianças e jovens sofrem diariamente agressões psicológicas e físicas, que resultam em sérias consequências para a saúde física e mental.

Para realizar a mini turnê literária com oficinas de Teatro e Literatura no Rio de Janeiro e Porto Alegre, Mar’Junior conta com a coordenação de seu filho, o ator Patrick Moraes e com a produção da “Cia Atores de Mar” empreendida pela família, que se soma ainda a irmã Priscilla Moraes.

Em meio a esse período pandêmico, a nova edição do Projeto “Ação Literária” só foi possível através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e o patrocínio da Alibem.

Nesta edição foram distribuídos 1.560 livros, sendo que do total, pela primeira vez os deficientes visuais foram atendidos com a distribuição de 60 livros em braile. As oficinas de Teatro e Literatura acontecem entre os meses de março e abril nos bairros da Barra da Tijuca e do Anil, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os participantes vão aprender a técnica de adaptação do livro para o teatro em 8 horas de aula com presença de intérprete de libras.

A UNICEF diz que a cada 30 segundos, um menor se torna usuário da rede; 40% dos ouvidos por pesquisa da União Internacional de Telecomunicações relatam receios com insegurança na tela. O Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado no ano passado, mostra que cerca de 23% dos estudantes afirmaram ter sofrido bullying por parte de colegas. A pesquisa revelou também que um em cada dez adolescentes, do total de 188 mil entrevistados, já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos, sendo vítima do cyberbullying.

Quanto à saúde mental, 50,6% dos estudantes disseram se sentir muito preocupados com as coisas mais comuns do dia a dia. De acordo com o estudo, um em cada cinco estudantes afirmou que a vida não valia a pena ser vivida.

7/4 “Dia Nacional do combate ao Bullying e à Violência na Escola”.

SERVIÇO:
Projeto “Ação Literária”
Oficinas de Teatro e Literatura
Rio de Janeiro - 8 e 9/3 na Barra da Tijuca. 15 e 16/3 em Jacarepaguá
Porto Alegre -  29, 30 e 31/3 e 1/4
Para a inscrição dos alunos acima de 15 anos e professores de escolas públicas e particulares, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp 21 96458-4532 e responder a um questionário. Mais informações também por este número.
Vagas limitadas, sujeito a lista de espera.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !