O “Líder Alecrim Dourado”

DO TEXTO: Buscar modelos de gestão através de autores de sucesso como Daniel Goleman, Brené Brown, James Hunter, Balduíno Andreola, entre outros,
Por ser uma habilidade, acredito que a liderança deve ser desenvolvida constantemente


Por: Prof. Paulo Lopes*

Por ser uma habilidade, acredito que a liderança deve ser desenvolvida constantemente, para obtermos sucesso na gestão de equipes. 

Buscar modelos de gestão através de autores de sucesso como Daniel Goleman, Brené Brown, James Hunter, Balduíno Andreola, entre outros, sempre me orientaram nos diferentes cenários que situações e equipes proporcionam.

Observar as técnicas de gestores com quem convivo é outra prática que procuro aplicar no meu dia a dia, pois dessa forma consigo aliar essas práticas às teorias e criar outras possibilidades.

Nessas observações encontrei um modelo ao qual procuro evitar sempre, o “Líder Alecrim Dourado”. 

Na maioria das vezes o “Líder Alecrim Dourado” possui muito conhecimento técnico e prático, muito proativo e perfeccionista, consegue fazer com que a sua equipe atinja as metas com eficiência, o que o torna um Gestor de sucesso. Porém não aceita críticas e questionamentos. 

A equipe deve acatar as determinações e “frear” a criatividade, executar as tarefas assim como foram solicitadas. 

O colaborador deve aconselhar-se com frequência e não pode mostrar muito conhecimento, pois o “Líder Alecrim Dourado” precisa estar sempre provando a sua importância para o grupo. 

É importante também, mostrar admiração e elogiá-lo constantemente, quando receber a visita dele em seu setor de trabalho, o colaborador deve parar tudo e direcionar toda a atenção para ele.

Portanto, se o seu gestor é um “Líder Alecrim Dourado”, não tente mudá-lo, pois isso poderá colocar em risco o seu emprego. 

Ao contrário, mantenha a coluna ereta e a mente aberta. Procure executar apenas as tarefas que forem solicitadas, porém faça algumas perguntas, mesmo que tenha entendido tudo perfeitamente, pois mostrar conhecimento irá deixá-lo lisonjeado. 

Jamais critique ou questione as tarefas que ele delegar, pois ele ficará muito irritado em pensar que você discorda das suas ideias. 

Faça as entregas dentro do prazo, mas não seja muito ágil, pois perceber que você pode ser mais eficiente do que ele em uma entrega pode ferir os seus brios. 

E o mais importante de tudo, perca um pouco do seu tempo para elogiá-lo e mostrar o quanto ele é fundamental para a empresa e principalmente para a equipe e jamais demonstre que você aspira ser um gestor de equipes. 

Você pode não estar sendo sincero, mas, acredite, nem todos merecem a sua sinceridade!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”
(Abraham Lincoln) 

*Professor Esp. Paulo Lopes
CREF:3080 G/R 
- Graduado em Educação Física (UFRGS 2001) 
- MBA em Gerenciamento de Projetos (UNILASALLE 2015) 
- Pós MBA em Inteligência Emocional nas Organizações (UNILASALLE 2019). Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários