Debaixo das copas: as árvores para além da biologia

DO TEXTO:


Lançamento infantil da VR Editora supera o óbvio e aborda a flora de diversas regiões do mundo sob perspectiva cultural

Apesar de consideradas “os pulmões do mundo”, as árvores carregam um papel mais profundo que o ecológico. Os contos e mitos da oliveira, macieira, eucalipto, salgueiro, cipreste e outras 16 espécies de floras são detalhados no livro Debaixo das copas, uma novidade da VR Editora.

O texto de Iris Volant e as ilustrações da argentina Cynthia Alonso se unem para contar uma floresta de histórias que mudaram o rumo de comunidades e até mesmo da ciência. É o caso da experiência vivida por Isaac Newton: no momento de descanso embaixo de uma macieira, em 1665, o matemático questionou porque tudo caía para baixo, a exemplo das maçãs. Tal análise resultou na descoberta de uma das leis mais famosas da física, a teoria da gravidade.

Entre as lendas e mitos citados na obra, a Floresta Negra é lembrada por ser cenário sombrio de inúmeras histórias. Uma delas é o conto de fadas dos irmãos Grimm: a famosa história de João e Maria é ambientada em uma floresta semelhante à Negra, mas cheia de sombras ocultas onde a imaginação pode correr solta.

Gigantes ou pequenas, míticas ou provedoras, frondosas ou escassas em folhas, as protagonistas de Debaixo das copas simbolizam universalmente a diversidade e a resistência. Das acácias e baobás africanos, dos jacarandás da América do Sul até aos abetos e pinheiros da Floresta Negra: todas têm uma história para contar.

Ficha técnica:
Título: Debaixo das copas
Autora: Iris Volant
Ilustradora: Cynthia Alonso
Número de páginas: 52
ISBN: 978-65-86070-86-6
Editora: VR Editora
Formato: 22 x 31 cm
Preço: R$ 54,90

Sobre a ilustradora: Cynthia Alonso nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Seu trabalho já foi reconhecido e premiado em diversos concursos e feiras, entre elas a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Desde 2016, vive em Berlim, na Alemanha.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários