Centenário da Semana de Arte Moderna ganha roda de conversa no Teatro Dulcina, no Rio

DO TEXTO: A iniciativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa.
Dando continuidade à programação do evento 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do programa Arte de Toda Gente, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança em vídeo uma Roda de Conversa sobre esse marco da cultura nacional.

Bate-papo com Xico Chaves (artes plásticas), Manoel Corrêa do Lago (música) e João Luiz Sampaio (literatura), e mediação da jornalista Luciana Medeiros, será lançado no dia 15 de março, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube

Dando continuidade à programação do evento 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do programa Arte de Toda Gente, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança em vídeo uma Roda de Conversa sobre esse marco da cultura nacional. Disponível a partir de 15 de março, nos canais da Fundação e do Arte de Toda Gente, no YouTube, a gravação foi realizada em fevereiro e contou com a participação do doutor em Musicologia pela Unirio, Manoel Corrêa do Lago; do artista plástico, poeta e pesquisador Xico Chaves; e do jornalista e escritor João Luiz Sampaio, mediados pela jornalista Luciana Medeiros.

A agenda do evento promovido pela Funarte e UFRJ engloba as áreas de pintura, escultura, arquitetura, música, dança e literatura, tal qual a programação originalmente realizada em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Na ocasião, os organizadores sinalizavam para o rompimento com a arte acadêmica e o compromisso com a independência cultural, além da valorização de uma arte "mais brasileira".

100 Anos da Semana de Arte Moderna é fruto de ações dos três projetos que integram o Arte de Toda Gente (ATG): Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), e a programação se estende ao longo do ano de 2022. O programa Arte de Toda Gente é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade.

Saiba mais sobre os participantes da 1ª roda de conversa

Manoel Corrêa do Lago é doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); com pós-doutoramento no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Ocupa a Cadeira nº 15, que tem como patrono o maestro Carlos Gomes, na Academia Brasileira de Música. Suas pesquisas na área de Musicologia têm se centrado em questões ligadas ao Modernismo Musical Brasileiro e a música do século XX. Escreveu o livro "O círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana";

Xico Chaves é letrista, poeta, artista plástico, produtor cultural, pesquisador, e ex-diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte;

João Luiz Sampaio é jornalista, escritor e crítico musical. Atualmente, escreve para o jornal O Estado de SP. O profissional é autor de inúmeras publicações, entre elas, a obra Claudio Santoro - 100 anos de música, publicado pela Funarte;

Luciana Medeiros (mediadora) é jornalista. Escreve para a Folha de São Paulo, e para a Revista Concerto, veículo especializado em música.

Programa Arte de Toda Gente

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

A iniciativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

O projeto é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações, centralizadas no site www.sinos.art.br. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Um Novo Olhar (UNO)

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como objetivo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, a promoção de lives, encontros e seminários virtuais e com uma série de publicações – que incluem a produção de versões e partituras originais de compositores brasileiros formatadas para corais –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. Saiba mais em www.umnovoolhar.art.br.

Lançamento de vídeo
1ª roda de conversa sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna
Bate- papo com a participação de Manoel Corrêa do Lago, Xico Chaves, João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros (mediadora)
Disponível para acesso, dia 15 de março (terça-feira), a partir das 18h, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube (https://www.youtube.com/artedetodagente)

Programação gratuita
A agenda dos demais eventos será divulgada em breve

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente no YouTube e no Portal Funarte

Outras ações e editais da Funarte: www.funarte.gov.br     


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários