CAMPO COMUM - Ciclo de Conferências de Arquitetura - CCB Lisboa 16/3

DO TEXTO: CCB . 16 março . quarta . 18h30 . Pequeno Auditório
Este é o terceiro e último ano do ciclo Campo Comum (2020-22), que olha para a arquitetura como imperativo de mudança.


CAMPO COMUM
Ciclo de Conferências de Arquitetura
Curadoria: Diana Menino, Felipe De Ferrari
Coprodução: Trienal de Arquitectura de Lisboa e CCB

1ª conferência:
Espaço Coletivo – ateliers TVK (FR) + Raumlaborberlin (DE)
CCB . 16 março . quarta . 18h30 . Pequeno Auditório

Este é o terceiro e último ano do ciclo Campo Comum (2020-22), que olha para a arquitetura como imperativo de mudança. Convocam-se convidados internacionais em três sessões duplas, que se debruçam sobre os temas Espaço Coletivo, Cooperativas e Coexistência, para analisar e debater a atitude estratégica da arquitetura perante os nossos dias, entre comunidades, pessoas e diferentes ambientes.

O ciclo arranca com o último Leão de Ouro da 17.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, o atelier berlinense Raumlaborberlin, e o atelier parisiense TVK, no âmbito da sessão Espaço Coletivo, que tem lugar na próxima quarta-feira, 16 de março, às 18h30, no Pequeno Auditório do CCB.

Nesta sessão, explora-se o espaço coletivo como a relação produtiva entre a infraestrutura pública e cidadãos e comunidades  envolvidos. Por um lado, um plano aberto — arquitetura do solo — construído para durar, por outro, ações específicas e diferentes rituais que dão forma ao nosso quotidiano. 

Os convidados são Pierre Alain Trévelo, cofundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, cofundador do atelier berlinense Raumlaborberlin, que vão partilhar e debater a sua visão sobre o espaço público, os vazios urbanos, o coletivo e, obviamente, o tempo: de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar.

TVK (FR) é um atelier internacional de arquitetura e design urbano, fundado por Pierre Alain Trévelo e Antoine Viger-Kohler, em Paris, em 2003. Formados em Paris e Harvard, envolvidos desde início no ensino, eles procuram uma abordagem em que a teoria e a prática respondam uma à outra e se enriqueçam mutuamente. Através de projetos, investigação e escrita têm produzido de maneira constante uma obra única, ao mesmo tempo teórica e prática. O seu objetivo é captar a complexidade e o carácter paradoxal da situação atual do planeta, de maneira a contribuir para torná-lo habitável.

Raumlaborberlin (DE) é um coletivo alemão de nove arquitetos que se juntaram numa estrutura laboral colaborativa. Eles trabalham na interseção da arquitetura, planeamento urbano e intervenção urbana, encarando a cidade e a renovação urbana como um processo. Sentem atração por localizações urbanas difíceis, por lugares abandonados ou em transição. A abordagem do Raumlabornerlin é definida por um urbanismo dinâmico, combinando investigação, envolvimento comunitário e maneiras radicais de atuação para gerar novas formas de criar espaço público. Em 2021, foram galardoados com o Leão de Ouro na 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura em Veneza.

Próximas conferências: 
Cooperativas
Lacol (ES) + Andreas Höfer (CH)
20.abr.22

Coexistência
Kuehn Malvezzi (DE) + Grand Huit (FR)
25.mai.22

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários