Museu Casa de Portinari realiza live em memória aos 60 anos da morte de Candido Portinari

DO TEXTO: A transmissão pelo Youtube contará com a participação de João Candido Portinari, único filho do artista, que vai...
O pintor Candido Portinari faleceu precocemente em 1962, aos 58 anos, intoxicado pelas tintas que usava. Em memória aos 60 anos de sua morte, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizará um encontro virtual neste domingo (6), às 17h. A live especial será transmitida pelo canal do Museu no Youtube e contará com a participação de João Candido Portinari, diretor geral do Projeto Portinari.

A transmissão pelo Youtube contará com a participação de João Candido Portinari, único filho do artista, que vai abordar a vida e a obra de um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos

O pintor Candido Portinari faleceu precocemente em 1962, aos 58 anos, intoxicado pelas tintas que usava. Em memória aos 60 anos de sua morte, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizará um encontro virtual neste domingo (6), às 17h. A live especial será transmitida pelo canal do Museu no Youtube e contará com a participação de João Candido Portinari, diretor geral do Projeto Portinari. O tema será “Candido Portinari: um homem, um tempo, uma nação", que vai abordar aspectos da vida e obra de Candinho, além de apresentar o trabalho realizado pelo Projeto Portinari há décadas e também as recentes iniciativas, como o “Projeto Guerra e Paz” e a exposição "Portinari para Todos".

De acordo com Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), responsável por administrar a instituição, “O trabalho vigoroso e excepcional realizado pelo Projeto Portinari, sob a idealização e direção de João Candido Portinari, constitui uma fonte única e inesgotável de conhecimento e permite acessar e conhecer a vida e a obra completa de Candido Portinari, bem como amparar pesquisas sob os mais diversos ângulos e leituras, tanto para o Museu Casa de Portinari, quanto para outros museus e pesquisadores do país e do exterior, na qualidade de maior referência e expertise sobre o pintor. O Museu Casa de Portinari tem em João Candido Portinari a sua grande referência e inspiração na preservação e difusão do legado de Candido Portinari e celebra a sua presença nas homenagens aos 60 anos da morte de seu pai, bem como o seu honroso e inestimável apoio ao trabalho da instituição, somados ao carinho pelos laços fortes dele com a casa, já que aqui ele aprendeu a correr em sua tenra infância e está eternizado pelo pintor na Capela da Nonna na representação do Menino Jesus no colo de Santo Antônio.”

Projeto Portinari

Há 43 anos, o projeto contribui para o conhecimento histórico-cultural do país, promovendo a arte e a educação para crianças e adolescentes brasileiros, além de recuperar o legado pictórico, ético e humanista de Portinari por meio dos programas Levantamento, Pesquisa e Catalogação, e Democratização de um abrangente e detalhado acervo documental sobre a obra, vida e época do artista. Até o momento, 5.400 obras e 30 mil documentos compõem o acervo documental do Projeto Portinari, disponíveis gratuitamente pelo site do projeto e pela plataforma Google Arts and Culture Program.

Visite o Museu

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários