Conheça “pequenezas”, álbum de minicanções dos artistas Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu

DO TEXTO: "pequenezas" são 16 minicanções que refletem anseios modernos e a nossa busca por conexão, alento e afeto.
Singelas pílulas musicais e poéticas formam “pequenezas”, álbum e livro

Projeto do coletivo nasce acompanhado de um livro ilustrado de poesias

Singelas pílulas musicais e poéticas formam “pequenezas”, álbum e livro que reúnem a cantora e compositora Isabella Bretz, o músico e produtor Rodrigo Lana e o ilustrador e animador Jackson Abacatu. São 16 minicanções que refletem anseios modernos e a nossa busca por conexão, alento e afeto. O álbum chega às principais plataformas de streaming, e o livro ganha lançamento exclusivo em Portugal, com planos de chegar ao Brasil em breve, incluindo prefácio do renomado escritor José Luís Peixoto.

Ouça “pequenezas”: https://li.sten.to/pequenezas

Do tamanho diminuto das letras de “pequenezas”, surge um projeto grandioso. O álbum transforma a agilidade dos tempos modernos em oportunidades de reflexão ao explorar o que é delicado e sutil. Em um mundo de espetáculos cada vez mais impactantes, num momento histórico no qual as televisões são cada vez maiores e as redes sociais estão repletas de gritos escritos, é preciso ir à contramão. 

O trio Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu propõe o resgate da simplicidade e do encantamento, quase como um descanso. Nesse contexto, “pequenezas” vem traduzir artisticamente reflexões sobre a vida, comportamentos, situações e, certamente, devaneios. A poesia e as composições de Isabella Bretz somam-se à musicalidade e técnica de Rodrigo Lana, assim como as ilustrações e animações de Jackson Abacatu transformam o projeto em seu próprio mundo - mesmo que diminuto. 

“O ‘pequenezas’ foi crescendo ao longo dos anos. Começou despretensiosamente, como uma expressão artística para nossas reflexões sobre a vida. Depois fomos chegando a festivais de cinema nacionais e internacionais. Agora, finalmente, estamos lançando o álbum e o livro (uma grande novidade é que é a primeira vez que publicamos poemas pelo projeto). Estamos muito felizes com essa nova etapa e sentindo o acolhimento das pessoas ao ‘pequenezas’. Já temos vários planos para o futuro breve”, adianta Isabella Bretz.

Os três artistas têm longas carreiras que se interseccionam. Bretz e Lana lançaram juntos o livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, além de colaborarem extensivamente em seus projetos musicais, sendo o mais recente o disco “Retalho de Mundo”, que Isabella lançou em 2020. A cantora também tem uma duradoura parceria com Jackson Abacatu, ilustrador responsável de capas de discos à realização de clipes da artista. 

“pequenezas” proporcionou ainda um outro reencontro: de Isabella Bretz com José Luís Peixoto. O escritor, que assina o prefácio do livro, teve o poema “Na hora de pôr a mesa” musicado pela cantora em seu projeto “Canções Para abreviar Distâncias”. O projeto que transformou escritos da lusofonia em música teve em Peixoto um representante da literatura portuguesa. A escolha faz sentido: o autor se tornou o mais jovem vencedor do Prêmio Literário José Saramago (aos 27 anos) e também venceu o Prêmio Oceanos (Brasil, 2019) e outras honras em Portugal, Brasil, Espanha, Itália e Japão.

Todas essas trajetórias se encontram em “pequenezas”, agora disponível nas principais plataformas de música. Informações sobre o livro podem ser encontradas em isabellabretz.com e as animações do projeto podem ser vistas em youtube.com/pequenezas

Ficha técnica
Álbum:  pequenezas
Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu 
@bellabretz, @rodrigolanapiano, @jackson.abacatu
Produção musical, arranjos, instrumentação, mix e master: Rodrigo Lana
Produção executiva, composições, arranjos e voz: Isabella Bretz
Ilustração da capa, composição faixa 11, coprodução do projeto: Jackson Abacatu

Músicas:
breve aviso
cisco de tempo
milímetro de mágoa
fiapo de infinito
pingo de respiro
partícula de vida
pedaço de toque
sinal percebido
migalhas de afeto
filete de explosão
fatia de mutação
átomo de expansão
centelha de jornada
porção de levante
fresta de esperança
indício do futuro

Livro
Título: pequenezas
Autores: Isabella Bretz, Jackson Abacatu e Rodrigo Lana
Poemas: Isabella Bretz
Diagramação: Winner Farias
Edição: Isabella Bretz
Ilustrações: Jackson Abacatu
Design capa: Isabella Bretz 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários