Veículos da EBC homenageiam Tom Jobim nesta terça (25)

Para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova e recordar a importância do maestro e compositor Tom Jobim, que completaria 95 anos nesta terça-feira (25), os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentam programações especiais e conteúdos temáticos ao longo do dia.

Especiais destacam bossa nova e seu expoente que faria 95 anos

Para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova e recordar a importância do maestro e compositor Tom Jobim, que completaria 95 anos nesta terça-feira (25), os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentam programações especiais e conteúdos temáticos ao longo do dia.

A Rádio Nacional e a Rádio MEC levam ao ar produções musicais com clássicos do repertório do também pianista, violinista, cantor e arranjador. Versões de sucessos do gênero ganham destaque assim como atrações temáticas nos programas das emissoras com entrevistas e bate-papo descontraído.

A Agência Brasil publica reportagem com curiosidades sobre as origens da bossa nova e o legado desse saudoso artista. Personalidades comentam de que forma o estilo até hoje incentiva novos talentos. Os conteúdos podem ser conferidos, ainda, nas plataformas digitais como o aplicativo Rádios EBC e nas redes sociais da empresa e de seus veículos - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais conhecido pelo nome artístico de Tom Jobim, o músico Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim era natural do Rio de Janeiro onde nasceu em 25 de janeiro de 1927. Ele fez carreira artística singular e parcerias marcantes, com astros do porte de Vinícius de Moraes e João Gilberto, em obras que atravessam gerações.

Representante ímpar da cultura nacional no exterior, com sua capacidade única de criar melodias marcantes e canções antológicas, o renomado pianista faleceu aos 67 anos. Tom Jobim recuperava-se de uma cirurgia longe de sua terra natal, em Nova Iorque, quando foi vítima de uma parada cardíaca no dia 8 de dezembro de 1994, deixando milhões de órfãos de sua sonoridade em silêncio na sua pátria.

Rádio Nacional

A Nacional começa o tributo logo às 8h da manhã. De hora em hora, até às 17h, a rádio executa músicas de Tom Jobim em sua programação. A emissora apresenta a versão original e, na sequência, uma regravação moderna da composição.

Entre as canções selecionadas estão hits como "Garota de Ipanema", com Tom Jobim e a Banda Melim; "Chega de Saudade", com João Gilberto e Vanessa da Mata; "Você", com Roberto Menescal e Analu Sampaio; "Samba de Verão", com Marcos Valle e Karla Sabah; "Água de Beber", com Vinícius de Moraes e Bossacucanova; "Brigas Nunca Mais" com Elis Regina e Paula Morelenbaum; e "Só Tinha Que Ser com Você", na interpretação do próprio Tom Jobim e depois na de Fernanda Porto.

Neto do homenageado, Daniel Jobim concede entrevista para a Rádio Nacional ao vivo, às 16h. Cantor, compositor e pianista, o convidado fala sobre a vida e a obra do avô que ajudou a promover a música popular brasileira no exterior. Daniel segue os mesmos passos da família. Filho do violonista Paulo Jobim, ele também desenvolveu seu talento artístico e tem a música nas veias.

A emissora ainda disponibiliza outras produções temáticas produzidas para a data. Confira:

Rádio MEC

A programação comemorativa pela bossa nova na Rádio MEC também traz o vasto repertório de Tom Jobim na data em que o maestro festejaria 95 anos. As homenagens contemplam diversas atrações e têm início ao meio-dia com o programa Concerto MEC. O programa traz a interpretação do músico gaúcho Arthur Nestrovski para a obra do compositor e pianista carioca.

À noite, às 20h, a emissora leva ao ar o programa Harmonia com a edição especial "Jobim Sinfônico". A produção apresenta um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em que os músicos executam sucessos do trabalho do Tom Jobim. Logo depois, às 21h, o Jazz Livre traz uma seleção de grandes temas da bossa nova.

Já às 22h, os ouvintes podem acompanhar uma maratona com os três episódios temáticos da série Bossamoderna. O crítico musical Tarik de Souza pesquisa e prepara conteúdos especiais sobre Tom Jobim. O estudioso mergulha na obra do maestro para compartilhar nuances e revelar curiosidades sobre uma produção artística consagrada.

Especialista no assunto, o jornalista reflete sobre as influências, no país e no exterior, que contribuíram para o advento da bossa nova. Também comenta a continuidade do movimento tão relevante iniciado por Tom Jobim e que inspirou decisivamente os novos rumos da música brasileira.

Tarik de Souza pontua momentos importantes da trajetória do maestro. Entre outras ocasiões, o experiente apresentador ressalta a primeira composição gravada no começo dos anos 1950, destaca o primeiro sucesso e conta qual é o marco inicial para a bossa nova.

SERVIÇO:
Especial Bossa Nova e Tom Jobim nos veículos da EBC
Data: 25 de janeiro de 2022

Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
https://www.facebook.com/radionacionalbr


Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz

Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e Ios 

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !