UBSs realizam acompanhamento médico de catadores e introduzem plantas alimentícias em refeições de comunidade em SP

Estímulo à educação ambiental, prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida e bem-estar integram uma série de ações desenvolvidas pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona sul.

Projetos visam fornecer assistência a profissionais que trabalham com reciclagem e incentivar a alimentação saudável

Estímulo à educação ambiental, prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida e bem-estar integram uma série de ações desenvolvidas pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona sul. Entre os principais pilares estão o incentivo à alimentação saudável, por meio da inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na refeição, e o acompanhamento da saúde de catadores de materiais recicláveis. Os projetos fazem parte do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Ora-pro-nóbis, Capuchinha, Dente de Leão e Taioba são algumas das variadas espécies de plantas populares da Chácara da Enseada - bairro conhecido por sua vulnerabilidade social -, localizado às margens da Represa de Guarapiranga, que possui uma vasta área verde.  

Levando em consideração a má alimentação da população local, o projeto Humana Terra foi criado pelo CEJAM como alternativa para introduzir estas e outras espécies na mesa das pessoas que ali residem, como parte do cardápio diário.

Conforme Francisco das Chagas Martins da Silva, agente de promoção ambiental responsável pela implementação, a ideia surgiu após algumas sessões de degustação com funcionários da UBS Horizonte Azul, gerenciada pelo CEJAM.

“Desenvolvemos um questionário interno de satisfação sobre as plantas e tivemos um resultado muito positivo, o que nos levou a inseri-las na alimentação de um grupo de idosos. Realizamos o cozimento rudimentar na cozinha comunitária, ao ar livre, e a aceitação foi excelente”, destaca o agente.

Atualmente, o projeto conta com uma horta para plantio e distribuição de PANCs, que beneficia mais de 100 moradores da região, além de colaboradores da UBS. Há também planos de expandir a ideia para outras unidades de saúde gerenciadas pela instituição.

Para aprender a utilizar as plantas no dia a dia, a comunidade passa por oficinas com profissionais da UBS Horizonte Azul. Nelas, conhecem as plantas e aprendem receitas nada convencionais, mas nutritivas e saborosas.

Chagas ressalta que o cardápio é baseado no livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil", de Valdely Ferreira Kinupp. “As PANCs surgem na natureza de forma espontânea, sem que sejam necessárias técnicas de cultivo específicas para o seu desenvolvimento.”

A horta conta ainda com espécies como Serralha, Jambu, Bertalha, Beldroega, Hibisco, Peixinho da horta, Capeba, Azedinha e Coração de Bananeira.

O processo de desenvolvimento de receitas, bem como as aulas à comunidade, foi transformado em vídeo, selecionado para compor o Circuito Tela Verde, uma Mostra Nacional de produção audiovisual independente do Ministério do Meio Ambiente.

Catadores de materiais recicláveis

Outra importante frente de atuação do CEJAM é a valorização de ações que promovam a educação ambiental. Nesse sentido, um trabalho de extrema relevância para a restauração e manutenção do meio ambiente é realizado pelos catadores de materiais, responsáveis por 90% dos resíduos recicláveis no Brasil.

“Eles são verdadeiros agentes ambientais. Através deles, a maioria dos resíduos é reciclada, reduzindo um impacto enorme no meio ambiente e na saúde das pessoas. Por isso, precisam ser valorizados. Não podemos deixar que estes profissionais sejam invisibilizados nos territórios”, reitera o agente.

O projeto “Adesão ao Acompanhamento da Saúde pelos Catadores de Materiais Recicláveis” é uma ação que existe desde 2017 e consiste na assistência a cerca de 180 profissionais que trabalham com reciclagem. Eles são atendidos em todas as UBS gerenciadas pelo CEJAM, sendo 12 somente na Unidade Básica de Saúde Horizonte Azul.

Por meio de um levantamento feito pelos colaboradores da UBS, foi constatado que muitos destes profissionais liberais não realizavam os procedimentos de saúde na unidade local na qual estava cadastrado.

A partir destes dados, em 2019, o agente desenvolveu o Encontro Anual de Catadores, que possibilitou que eles passassem por todos os serviços de saúde disponíveis nas chamadas “UBSs do Fundão”, grupo composto pelas unidades Horizonte Azul, Vila Calú, Vera Cruz e AMA/UBS Jardim Capela, como forma de reconhecimento à atuação voltada à comunidade. A ação aumentou o vínculo destes catadores com as UBSs e o compromisso com a própria saúde.

“Também promovemos visitas domiciliares para acompanhamento médico, entregas de kits de higiene pessoal e alimentos doados por parceiros, como o movimento ‘Pimp My Carroça’, que atua desde 2012 para tirar os profissionais da invisibilidade”, enfatiza.   

Sobre o CEJAM 
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !