SP recebe evento inédito que reúne conteúdo e vivência prática para aprimorar performance profissional e alcançar equilíbrio emocional

DO TEXTO: Primeira edição do SER Longlife Learning, com a curadoria de Márcia De Luca, inova ao combinar teoria e ensinamentos de como aplicar alguns conceitos
Em 2022, a cidade de São Paulo será palco de um grande evento para estimular o autoconhecimento e a transformação através do aprendizado contínuo. A primeira edição do SER Longlife Learning, promovido pelo Transamérica Expo Center, acontecerá nos dias 7 e 8 de junho de 2022, tendo como tema central “Consciência – Um novo paradigma”.

Primeira edição do SER Longlife Learning, com a curadoria de Márcia De Luca, inova ao combinar teoria e ensinamentos de como aplicar alguns conceitos no dia a dia

Propósito do evento, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho de 2022,  é despertar a consciência do aprendizado contínuo e sua importância, tanto no desenvolvimento individual, como na formação de novas lideranças e na gestão de pessoas

Em 2022, a cidade de São Paulo será palco de um grande evento para estimular o autoconhecimento e a transformação através do aprendizado contínuo. A primeira edição do SER Longlife Learning, promovido pelo Transamérica Expo Center, acontecerá nos dias 7 e 8 de junho de 2022, tendo como tema central “Consciência – Um novo paradigma”.

O conceito e objetivo do evento é ajudar as pessoas a enxergarem suas reais potencialidades, visando melhorar sua performance, sempre a serviço de um mundo mais humano. Ao mostrar que é melhor SER do que TER, a ideia é revelar o bem-estar coletivo que permite às pessoas alcançarem suas melhores versões e vice-versa. Essência, conexão e propósito estão entre os pontos principais desse caminho.   

Como curadora, o SER Longlife Learning traz Márcia De Luca, cuja trajetória de 40 anos inspira e enriquece a jornada espiritual e de investigação das ciências e filosofias védicas. Márcia recebeu os ensinamentos de grandes mestres indianos e gurus da linhagem de Shankaracharya, bem como estudos no The Chopra Center for Well-Being e com o Dr. David Frawley. 

“A minha missão é inspirar pessoas no caminho do autoconhecimento, autotransformação, evolução e expansão de consciência, que é, aliás, o mesmo objetivo desse evento. Acredito que as pessoas têm que estar permanentemente aprendendo para irem em busca de sua melhor versão, que não está no mundo ali fora, mas dentro de cada um de nós”, enfatiza. 

Além de convidados internacionais, o evento contará com diversas mesas-redondas, trazendo debates sobre mindfullness e outras disciplinas que podem ser aplicadas tanto no desenvolvimento pessoal, como no mundo corporativo, na educação e até em complemento à medicina. A ideia de diversificar abordagens está relacionada à possibilidade de abranger também diferentes públicos, reunindo desde pessoas que desejam desenvolver seu potencial interior e iniciar uma trajetória nessas disciplinas, até gestores e líderes que queiram aprofundar-se no tema para encontrar formas mais equilibradas de liderarem seus times e negócios. 

PROGRAMAÇÃO

A primeira palestra do evento, no dia 7 de junho, será ministrada pela Dra. Shauna Shapiro, professora da Universidade de Santa Clara, autora e especialista em mindfulness, reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em comportamento do pensamento humano e sua relação com mindfulness e compaixão. A especialista abordará a importância da compaixão no bem-estar individual e na coletividade bem como o poder do aquietamento da mente no desenvolvimento de capacidades que não são utilizadas. 

Já em uma mesa-redonda, mediada pela especialista em Desenvolvimento Humano Ana Raia, será discutido o poder do mindfulness na educação, na neuroplasticidade e no stress. Participam da discussão Fernando Gabas, empresário nas áreas de educação e saúde, apaixonado pela vida e consciência; Daniel Castanho, da Anima Educação; e Dr. Rodrigo Duprat, cirurgião plástico e atuante na Medicina Integrativa. 

Em seguida, Helena Galante, jornalista e criadora do podcast Jornada da Calma, conduzirá o bate-papo “Medicinas e abordagens integrativas - Vários caminhos para nossa saúde integral”, que falará sobre a importância das medicinas integrativas para o equilíbrio e a saúde das pessoas. Participam do painel a Dra. Ana Paula Cury, médica formada pela UFMG e pós-graduada em Medicina Antroposófica, membro da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica e da Sociedade Antroposófica no Brasil; o Dr. Ruguê Ayurveda, médico especialista em Terapia Intensiva e pós-graduado em Ayurveda; e Plínio Cutait, coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos e coordenador da pós-graduação em Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês.

Abrindo os trabalhos da tarde, Rollin McCraty, Ph.D., director of research no HeartMath Institute, aborda “A Ciência e a Prática na Coerência entre Coração e Cérebro e como tomar melhores decisões para navegar no mundo atual”. Na sequência, acontece o painel mediado por Mariana Ferrão, jornalista e CEO da Soul.me, que abordará as emoções positivas, a felicidade e como o poder do pensamento é importante nesse sentido. Para debater o assunto, foram convidados Victor Stirnimann, filósofo e terapeuta; Gilberto Cury, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL); e João Pacífico, CEO ativista do Grupo Gaia. 

Com foco na área de gestão, Pétria Chaves, jornalista âncora da CBN, recebe Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood; Fábio Barbosa, administrador e empresário; Viviane Duarte, CEO do Plano Feminino; e Renata Daltro, vice-presidente comercial de grandes contas da Cielo. A ideia é debater o conceito do novo líder e o renascer do trabalho coletivo. Para encerrar a programação do dia, Arnaud Collery, CEO da Humanava, trará um apanhado de temas também bastante voltados para as empresas e que tem, cada vez mais, impactado positivamente os negócios: felicidade, paixão, reinvenção e propósito.

SEGUNDO DIA: PRÁTICA

O segundo dia do evento tem uma proposta um pouco diferente e reúne de maneira inédita conteúdo e vivência prática. A ideia, segundo a curadora  do SER, é ensinar práticas diversas para que toda a teoria compartilhada pelos palestrantes seja aplicada no dia a dia efetivamente. “É sabido que tudo o que a gente repete se fortalece, por isso a necessidade de ter uma nova rotina. O aprendizado no longlife learning prega exatamente essa continuidade e é um conceito que, além de estar muito em voga no momento, tem grande importância para a saúde do cérebro e dos neurônios. Partindo do pressuposto de que toda teoria ou prática, quando não vivenciada ou experienciada, vira arquivo morto, queremos colocar todas essas abordagens como ferramentas importantes para que cada um alcance o equilíbrio perfeito no caos. Hoje isso é um grande desafio”, enfatiza. 

A programação começa com uma aula de Yoga, evidenciando esta prática como algo muito além do exercício físico. Fernando Gabas, empresário nas áreas de educação e saúde; apaixonado pela vida e consciência, traz, na sequência, uma interessante explanação sobre “Viver em Flow – por que é importante e como experienciar esse estado”. A ideia da seção é abordar como esse novo estado do ser - o flow - está inserido no fluxo da vida e é responsável por trazer o equilíbrio. Gabas apresentará a teoria e exercícios que podem ser feitos, em qualquer lugar, para entrar no flow. 

Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior, médico especialista em Terapia Intensiva e pós-graduado em Ayurveda, trará a importância da Medicina Ayurveda no dia a dia e como ela pode proporcionar equilíbrio mental, físico e espiritual. O convidado enfatizará a capacidade desta, que é uma das mais antigas práticas da medicina e vem ganhando força, não só como uma ferramenta para tratar de doenças, mas para atuar na mudança do estilo de vida e melhorar as performances individual e profissional. A proposta inclui evidenciar que muitas vezes as pessoas prejudicam seu desempenho por não terem saúde ou por terem as emoções desequilibradas. 

Em seguida, faz parte da programação uma prática de mindfulness, com o Dr. Ricardo Balsimelli, que atua com Medicina integrativa Āyurveda, Medicina Chinesa & Acupuntura e Ortomolecular. Em sua palestra “Mindfulness em Saúde Integrativa”, o especialista falará sobre a teoria, o que é mindfulness,  sobre a importância de estar presente no momento, além de ensinamentos de como aplicar isso no cotidiano.  É  cientificamente comprovada a capacidade desta prática de ajudar na formação de melhores profissionais e na consolidação de uma vida pessoal mais equilibrada. 

Também está confirmada Fernanda Sigilião, criadora do podcast Olhando pra Dentro, que entrará nos detalhes sobre como desenvolver a intuição. O objetivo da seção  “Olhando pra dentro - o poder criativo da sua intuição”, em um momento em que as pessoas estão muito focadas no racional, é mostrar este novo paradigma da consciência; como agir para fazer a intuição desabrochar e, a partir daí, aumentar a performance. A ideia parte do princípio de que desenvolver a intuição e essa voz silenciosa do coração é o que realmente evidencia o melhor para cada pessoa. 

Seguindo com conteúdos que trazem forte aprendizado, Carla Di Pierro, psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil, falará do seu trabalho e dos resultados obtidos. A palestra visa mostrar como é possível replicar para a vida de empresários e profissionais de outras áreas as estratégias bem-sucedidas, desenvolvidas e utilizadas junto aos atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atitude no momento presente e perante a vida são alguns dos locais de fala da especialista. Quem finaliza a programação é Marcos Rojo, profissional com formação em Yoga no Instituto Kaivalyadhama. Assim como no restante do evento, além de abordar na teoria o poder da respiração, o professor apresentará uma prática que pode ser  replicada diariamente em casa.  

Para finalizar, Marcia reforça a importância desse evento na busca de performance e equilíbrio pessoal. A curadora explica que as ações de desenvolvimento individual são cruciais para gerar mudanças no consciente coletivo e na comunidade em geral. “É muito importante ter clara a ideia que quando investimos no nosso autoconhecimento, autocuidado e autodesenvolvimento, estamos colaborando para a formação de uma massa crítica que vai, sim, mudar a sociedade no todo. Sabemos que o mundo é regido por vibrações, e as vibrações individuais constroem o teor da vibração do universo. Por isso, quando uma massa crítica atua para elevar essas vibrações, como é o caso do que estamos propondo com o SER, haverá uma mudança no consciente coletivo. Assim, seremos cocriadores de um mundo melhor. Queremos preparar as pessoas através de um aprendizado ao longo do tempo para consolidar essa mudança de paradigma.”

SOBRE O SER

Não existem limites para essa evolução. Mas é preciso nos conscientizarmos sobre este fato para permitirmos um desabrochar completo. O SER é um convite para uma nova jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento, que culminará na transformação de muitos para o florescimento de um novo tempo. Este é o momento ideal para concretizar a melhor versão de sua vida, assumir o papel na cocriação de uma nova realidade e responsabilizar-se pela evolução espiritual de todo o planeta.

Um evento singular que evidencia as diferentes formas de lidar com os desafios da rotina, sejam eles em nossas carreiras ou no âmbito pessoal. A 1ª edição do SER Longlife Learning trará mais de 20 grandes nomes nacionais e internacionais, conectando pessoas por meio de palestras e experiências transformadoras.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários