Projeto Geração de Futuro auxilia jovens em vulnerabilidade social

DO TEXTO: Promovido pela Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), o projeto prepara os jovens para o mercado...

Crescer nem sempre é uma tarefa fácil, e pode ser recheada de experiências que tornam o processo ainda mais doloroso. Para minimizar este impacto em adolescentes que buscam a primeira chance no mercado de trabalho, a entidade sem fins lucrativos Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), desenvolve o projeto Geração de Futuro.

Promovido pela Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), o projeto prepara os jovens para o mercado, desde a confecção do currículo e comportamento nas entrevistas até mesmo autoconhecimento

Crescer nem sempre é uma tarefa fácil, e pode ser recheada de experiências que tornam o processo ainda mais doloroso. Para minimizar este impacto em adolescentes que buscam a primeira chance no mercado de trabalho, a entidade sem fins lucrativos Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), desenvolve o projeto Geração de Futuro. É um trabalho estruturado, na sede da instituição, em Vargem Grande Paulista, na grande São Paulo, com o objetivo de dar suporte a estes jovens em vulnerabilidade econômica e social.

De acordo com o gerente de projetos da SMF, André Prevatto, a equipe da instituição acompanha estes jovens para oferecer ferramentas para suas respectivas autonomias com o objetivo da inserção no mercado de trabalho e universidades. “Trabalhamos muito fortemente a ideia de futuro na mente dos jovens da periferia, abordando projeto de vida. Preparamos para o mercado de trabalho e os acompanhamos nesta inserção”, destaca Prevatto.

O projeto Geração de Futuro destaca a elaboração do currículo, como fazer uma entrevista de trabalho, como procurar um trabalho e até mesmo os princípios da informática.  “É muito interessante quando perguntamos aos jovens o que mais chama a atenção deles no projeto e, em sua maioria, a resposta apontada é a construção do eu, da própria identidade. Do próprio sujeito como pessoa, como um todo, mostrando um sujeito de possibilidades, um presente para o mundo, para o futuro, para se conhecer nesse sentido e, até, que tipo de presente eles podem ser para o mundo”, aponta o gerente.

Depoimentos

“O projeto nos ajudar a nos conhecermos melhor, a conhecer o próximo”.

"Minha família é grande, tenho três irmãos e meus pais trabalham muito para cuidar da gente. Nunca faltou amor e carinho. Estou muito feliz porque este projeto vai me ajudar a me engajar mais ainda. Esse projeto me auxilia a me conhecer melhor, a conhecer o próximo, ampliando a visão para ter uma comunicação melhor”, Letícia Rocha, 17 anos.

“Conviver em sociedade e a pensar no futuro”.

"Moro em Vargem Grande Paulista com minha mãe e minha avó. Minha mãe me criou sozinha. Gosto muito de cantar, estudar, sempre fui uma menina estudiosa e que procura aprender as coisas.  O projeto me ajuda a conviver em sociedade e a pensar no futuro e até mesmo a definir meu futuro e qual curso universitário realizar”, Larissa Ribeiro Gomes, 18 anos.

“O Geração de Futuro está me mostrando qualidades que eu nem sabia que existiam em mim”.

"Sou estudante do segundo ano do ensino médio, moro com meus pais e minha irmã. Pratico muito esporte e o Geração de Futuro está me ensinando muito a me conhecer, e me mostrando qualidades que eu nem sabia que existiam em mim. Mostra como é o mundo de verdade. Aqui somos livres para sentir e sermos o que somos de verdade”, Carlos Eduardo, 16 anos.

 “O Desenvolvimento dos meus sonhos e do meu objetivo”.

"Tenho um sonho em ser advogada e o projeto está me ajudando muito a me conhecer, entender a minha pessoa, meus sonhos e o meu desenvolvimento”, Noemi da Silva Nascimento, 15 anos.

Sobre a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF)

A Sociedade Movimento dos Focolari (SMF) é uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de reduzir as desigualdades sociais para uma sociedade mais unida, justa e fraterna.

A SMF apoia projetos e pessoas por meio do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social, com estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura da fraternidade universal e da ética do cuidado.

Acompanhe pelas redes sociais: 



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários